Nos últimos anos, Santa Catarina vem registrando aumentos significativos no número de estabelecimentos industriais de cervejas e chopes (atividade que compreende a Cnae 11.13-5) com crescimento médio anual de 21%. De 2010 a 2020, conforme dados mais recentes analisados pelo Observatório FIESC, o estado aumentou em mais de sete vezes seu número de indústrias do ramo.
Além disso, Santa Catarina praticamente duplicou seu quadro de empregos formais na indústria de cervejas e chopes nos últimos anos, alcançando 1.498 funcionários em 2020, último dado disponível para a série.
Em 2020, Santa Catarina alcançou o posto de estado com maior densidade de cervejarias por habitantes
Em 2020, Santa Catarina alcançou o posto de estado com maior densidade de cervejarias por habitantes, possuindo 1 estabelecimento industrial para cada 41,4 mil habitantes, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Em relação à geração de novas vagas formais de trabalho, Santa Catarina registrou o saldo de abertura de 142 novas vagas em 2021. Já no primeiro trimestre de 2022, há um saldo de fechamento de 25 vagas, acompanhando o cenário nacional.
Fonte: Observatório FIESC
Leia Também: Blumenau já vive a expectativa da Oktoberfest