Prática de atividades esportivas traz benefícios para a saúde; sedentários devem ficar atentos para evitar lesões
O verão no Hemisfério Sul começou oficialmente em 21 de dezembro, mesma data em que se comemorou o Dia do Atleta. Além das temperaturas mais elevadas, a estação do sol oferece maiores períodos diários de luminosidade. Para muitos brasileiros, essa é a oportunidade ideal de cumprir a promessa de cuidar melhor do corpo, da mente e iniciar uma atividade física.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda entre 150 a 300 minutos de exercícios semanais, de intensidade moderada para adultos de 18 a 64 anos. Apesar de não haver dúvidas quanto aos benefícios de uma vida mais ativa, dar o primeiro passo é um verdadeiro desafio.
“A falta de motivação para começar uma atividade física é um dos maiores empecilhos aos sedentários. Quanto mais parado fisicamente você está, mais difícil é sair desse estado”, explica o coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Geovani Silva.
Benefícios
Mesmo depois de iniciar uma atividade esportiva, algumas pessoas encontram dificuldades para manter o interesse e o engajamento com os exercícios. “Isso é desencadeado por diversos fatores. Entre eles estão a falta de tempo em virtude da rotina diária, a baixa condição física – que pode gerar vergonha e desconforto – e até mesmo a dificuldade de encontrar uma modalidade que agrade e estimule a continuidade”, complementa Silva.
Apesar ‘da barreira invisível’ para inserir o hábito esportivo nos afazeres cotidianos, os benefícios da prática valem o esforço. Segundo o coordenador de Educação Física do Integrado, as melhorias logo refletem na melhor qualidade de vida, na sensação de ter mais energia, disposição e bem-estar. Outras vantagens envolvem a prevenção de doenças e problemas cardíacos, a perda de peso, o fortalecimento ósseo e a qualidade do sono.
ESPORTE: Atletas de Joaçaba são Campeões Sul Americanos de Badminton no Chile
![Calor e luminosidade são aliados para iniciar atividades esportivas](https://bomdiasc.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Bom-Dia-SC-esporte-1024x488.jpg)
Como deixar o sedentarismo
Ao iniciar uma rotina de exercícios, é fundamental ter em mente que o corpo precisa de tempo para se adaptar. É comum sentir dores musculares nos primeiros dias, mas é importante persistir e ser consistente.
“Ter a orientação de um profissional é indispensável para auxiliar na elaboração de um programa de treinos adequado. Além disso, consultar um médico e fazer uma avaliação é um cuidado que deve ser tomado por quem está sedentário há muito tempo”, aconselha o coordenador do Integrado.
O risco de lesões musculares, articulares e a sobrecarga cardiovascular também são maiores nos sedentários. Por isso, a dica é começar com exercícios de baixa intensidade e aumentar gradualmente a carga e a duração das atividades.
![Calor e luminosidade são aliados para iniciar atividades esportivas](https://bomdiasc.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Bom-Dia-SC-esporte-02-1024x487.jpg)
5 dicas de atividades físicas para iniciantes
O coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Geovani Silva, dá algumas dicas de modalidades que podem ser excelentes opções para os iniciantes. Confira:
1) Caminhada
É uma ótima opção para sair do sedentarismo. É considerada uma atividade de baixo impacto e fácil realização, pois não requer o uso de equipamentos. É adaptável, de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa.
2) Natação
Além de ser uma atividade física recomendada para iniciar no verão, é um exercício relaxante, de baixo impacto, que promove o fortalecimento dos músculos, articulações e melhora a saúde cardiovascular e respiratória.
3) Pilates
O pilates é um excelente exercício para o fortalecimento do core (região central do corpo, que inclui os músculos do abdômen, lombar e pélvico). Contribui também para o aumento da flexibilidade corporal, melhora o controle e a coordenação motora.
4) Ciclismo
É um exercício aeróbico que trabalha o condicionamento cardiovascular, melhorando a circulação sanguínea e a pressão arterial. Reforça a musculatura, a densidade óssea e preserva as articulações.
5) Yoga
Combina exercícios físicos, relaxamento, controle respiratório e meditação. Promove a força corporal, a flexibilidade e o equilíbrio. Estimula a saúde mental e a consciência corporal.
Fonte: Assessoria de Imprensa Centro Universitário Integrado
![](https://bomdiasc.com.br/wp-content/uploads/2023/06/IDIOMAS-BOM-DIA-SC-1024x187.jpg)
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina