Cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam a instalação do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias nesta quarta-feira (29). Considerada uma das maiores mobilizações já registradas na história recente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a reunião foi conduzida pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), que é o proponente e coordenador do colegiado, e contou com a presença de outros 22 parlamentares.
CONFIRA TAMBÉM: Curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba realiza cerimônia de entrega dos jalecos para nova turma
O fórum foi instituído com o objetivo de apoiar e fortalecer o modelo comunitário, que contribui há mais de 60 anos para a interiorização do ensino superior em Santa Catarina e o desenvolvimento das regiões por intermédio da prestação de serviços às comunidades. Proveniente do sistema, tanto como aluno quanto como professor, Napoleão destacou a importância das instituições para a transformação da vida de milhares de catarinenses.
“Ouso a afirmar que se Santa Catarina tem um modelo de desenvolvimento exitoso, isso se deve à contribuição histórica das universidades comunitárias. Elas foram formadas por suas comunidades, com esforço da sua gente, portanto não têm dono, não têm fins lucrativos e todo resultado é reinvestido em benefício do seu povo. Então, esse fórum vai, ao longo dessa legislatura, permitir com que cada vez mais possamos avançar na capacidade de devolver às pessoas o sonho e a esperança de cursarem o ensino superior”, afirmou Bernardes.
A reitora da Unesc e atual presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou a função cumprida pelas instituições comunitárias para democratização do acesso ao ensino superior e promoção de uma sociedade melhor e mais justa. “Já somamos mais de 700 mil egressos que ajudaram a construir Santa Catarina e colocar o estado entre os melhores índices de PIB e IDH do Brasil. Diálogo como este que estamos fazendo aqui nesta Casa, nós fazemos diariamente, sempre pensando em como melhorar as nossas universidades e toda a sociedade onde estão inseridas”, assegurou.
Ao longo das próximas semanas, como desdobramento do início dos trabalhos do colegiado, o deputado Napoleão fará um roteiro de visitas por todas as universidades comunitárias. “Irei pessoalmente às instituições para ampliar esse diálogo, ouvir as demandas e coletar mais subsídios. Assim, conseguiremos, através do processo legislativo e de interlocução com o governo do Estado, viabilizar ações que beneficiem e fortaleçam esse modelo, que é tão importante para os catarinenses”, afirma. O primeiro encontro será realizado já na noite desta sexta-feira (31), na Unochapecó, em Chapecó, e na segunda-feira (03) acontece o Fórum na Unoesc em Joaçaba.