Com lotação histórica, Alesc instala Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias
Com lotação histórica, Alesc instala Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias

Com lotação histórica, Alesc instala Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias

Cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam a instalação do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias nesta quarta-feira (29). Considerada uma das maiores mobilizações já registradas na história recente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a reunião foi conduzida pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), que é o proponente e coordenador do colegiado, e contou com a presença de outros 22 parlamentares.

CONFIRA TAMBÉM: Curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba realiza cerimônia de entrega dos jalecos para nova turma

O fórum foi instituído com o objetivo de apoiar e fortalecer o modelo comunitário, que contribui há mais de 60 anos para a interiorização do ensino superior em Santa Catarina e o desenvolvimento das regiões por intermédio da prestação de serviços às comunidades. Proveniente do sistema, tanto como aluno quanto como professor, Napoleão destacou a importância das instituições para a transformação da vida de milhares de catarinenses.

A reunião foi conduzida pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), que é o proponente e coordenador do colegiado
A reunião foi conduzida pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), que é o proponente e coordenador do colegiado

“Ouso a afirmar que se Santa Catarina tem um modelo de desenvolvimento exitoso, isso se deve à contribuição histórica das universidades comunitárias. Elas foram formadas por suas comunidades, com esforço da sua gente, portanto não têm dono, não têm fins lucrativos e todo resultado é reinvestido em benefício do seu povo. Então, esse fórum vai, ao longo dessa legislatura, permitir com que cada vez mais possamos avançar na capacidade de devolver às pessoas o sonho e a esperança de cursarem o ensino superior”, afirmou Bernardes.

A reitora da Unesc e atual presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou a função cumprida pelas instituições comunitárias para democratização do acesso ao ensino superior e promoção de uma sociedade melhor e mais justa. “Já somamos mais de 700 mil egressos que ajudaram a construir Santa Catarina e colocar o estado entre os melhores índices de PIB e IDH do Brasil. Diálogo como este que estamos fazendo aqui nesta Casa, nós fazemos diariamente, sempre pensando em como melhorar as nossas universidades e toda a sociedade onde estão inseridas”, assegurou.

Ao longo das próximas semanas, como desdobramento do início dos trabalhos do colegiado, o deputado Napoleão fará um roteiro de visitas por todas as universidades comunitárias. “Irei pessoalmente às instituições para ampliar esse diálogo, ouvir as demandas e coletar mais subsídios. Assim, conseguiremos, através do processo legislativo e de interlocução com o governo do Estado, viabilizar ações que beneficiem e fortaleçam esse modelo, que é tão importante para os catarinenses”, afirma. O primeiro encontro será realizado já na noite desta sexta-feira (31), na Unochapecó, em Chapecó, e na segunda-feira (03) acontece o Fórum na Unoesc em Joaçaba.

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias