Reconhecidos internacionalmente na premiação TOP 100 Sustainabililty Stories, que premia histórias de sustentabilidade, oito municípios brasileiros concorrem à escolha popular da melhor história de boas práticas no prêmio “People’s Choice Award”. Os destinos têm em comum o Programa DEL Turismo da Facisc e destes, quatro destinos são catarinenses.
Concorrem ao prêmio Orleans (SC); Forquilhinha (SC); Bombinhas (SC); Itá (SC); São Miguel do Gostoso (RN); Tibau do Sul (RN); Tibau (RN); Canguçu (RS).
Entre os oito municípios que concorrem à escolha popular, três são finalistas nas categorias: Natureza e Ecoturismo (Orleans – SC), Reiniciar e recuperar o Turismo (Tibau – RN) e Meio Ambiente e Clima (Praia da Pipa- Tibau do Sul- RN) e serão avaliados por uma comissão julgadora.
A premiação acontecerá em março, durante a ITB Berlin, Alemanha, uma das maiores feiras de turismo do mundo.
Orleans – Movimento mobiliza sociedade civil e poder público para preservação da natureza
Com uma localização privilegiada entre o Mar, as Termas, a Serra do Rio do Rastro e o Planalto Serrano, Orleans é uma cidade de colonização predominantemente italiana e tem investido no turismo sustentável e a indicação ao prêmio se deve em boa parte pelas ações promovidas pelo Movimento Orleans Viva – Guardiões da montanha (MOV), um movimento popular com a preocupação da possibilidade de retorno da mineração de carvão em Orleans. “Nosso movimento começou em 2018 a partir de uma preocupação imediata com as investidas da indústria carbonífera no estado. Na época, as áreas de devastação por conta da extração do carvão alcançariam locais onde o município capta água para distribuir para toda a população, e também de cidades vizinhas já devastadas pelo carvão. Desde então foram realizadas várias ações para esclarecer a população acerca do que poderia ocorrer caso a exploração de carvão fosse realizada, ressaltando sempre o potencial turístico do Costão, além é claro da importância da preservação da natureza para continuarmos a usufruir de água potável”, explica Francisco Bett Bussolo, voluntário do MOV.

O movimento ganhou força com a participação das escolas e entidades do município. “As ações do MOV ganharam visibilidade e ajudaram a dar o sentido de pertencimento da população com o Costão, que é a região do interior do município com grande potencial turístico dada a cadeia de montanhas que possui. É uma paisagem incrível e que merece ser protegida”, relata Tchesco, como é conhecido Francisco Bett Bussolo.
O MOV visa incentivar e apoiar o ecoturismo, o turismo rural e a agricultura familiar sustentável. Por meio do movimento são realizadas ações de educação ambiental, valorizando as belezas cênicas da cidade e incentivando o desenvolvimento do agroecoturismo, como por exemplo, o evento “Mulheres na Montanha” evento, uma caminhada realizada por cerca de 100 mulheres na encosta da montanha com o objetivo de elevar consciência sobre os impactos da mineração de carvão, preservação de nossas belezas naturais e consequências para o turismo local; e o “Encontro em Três Barras”, que teve como objetivo divulgar informação e diálogo aberto sobre os impactos da mineração, organização da sociedade civil e ecoturismo e turismo rural.
Fonte: Facisc

http://45.148.96.44/~bomdiasa/wp
@bomdiasantacatarina