Uma das festas religiosas mais populares e expressivas de Porto Alegre completa sete décadas de atividades neste ano de 2023. As atividades religiosas iniciam no dia 20 e 21 de abril com as celebrações da Novena Perpétua 70 Anos, com missa às 9h, 12h, 15h e 18h. Durante essas missas, a imagem de São Jorge estará colocada na porta de entrada da Igreja para que todos os fiéis possam entregar as suas flores e seus pedidos.
No dia 22 de abril (sábado), uma programação intensa antecede o grande dia da festa do Santo. Haverá missa às 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h. Às 19h será realizada a Procissão Luminosa 70 Anos que cruzará ruas e avenidas do Bairro Partenon.
No dia 23 de abril (domingo), data que a Igreja comemora em todo o mundo a Festa de São Jorge, a Missa Solene dos 70 Anos será às 9h. Às 10h, acontece a tradicional procissão que seguirá pela Terceira Perimetral, Avenida Ipiranga, Guilherme Alves e Bento Gonçalves. Durante todo o dia haverá festejos populares no Pátio da Igreja São Jorge.
A tradicional Festa de São Jorge quer agraciar a Capital com muita espiritualidade, devoção e bênçãos. Uma das grandes marcas desta celebração religiosa é a presença do povo afrodescendente que tem em São Jorge o santo guerreiro que defende contra todos os males que ameaçam a vida e o crescimento humano.
Por isso, para comemorar a longevidade desta devoção foi escolhido o tema “70 Anos de um Porto Mais Alegre”. Segundo o Pároco da Igreja São Jorge, Pe. Sérgio Belmonte, o grande objetivo da festa deste ano é promover o respeito, a tolerância, a compreensão e fraternidade na convivência dos porto-alegrenses. “Num mundo marcado pelo ódio e pela violência, queremos promover a paz e o respeito na convivência em nossa cidade”.
Pe. Sérgio Belmonte destaca que neste ano o tema da festa “expressa a necessidade de estabelecer relações harmoniosas, promover os cuidados das pessoas, respeitar a diversidade e garantir a inclusão social para que todas as pessoas possam viver com dignidade. “São Jorge é um santo que acolhe a todas as pessoas, independente de profissão religiosa, origem e opção de vida”.
Contato e informação na secretaria: 33367210 / 996665592
Fonte: Assessoria de Imprensa