O diretor-geral do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), professor Alciomar Marin, participou na última quinta-feira, 31, das 18h às 20h, no Ambulatório Municipal Universitário (AMU), de uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Joaçaba. Estiveram presentes também na reunião, o diretor técnico do hospital, Dr. Júlio Egger, o diretor clínico, Dr. Marcio Tomasi, o médico intensivista – UTI HUST, Dr. João Rogério Nunes Filho, a gerente de enfermagem, Sra. Simone Pirola, o Gerente Operacional Sr. Adriano Joyhan além do Gerente de Marketing e também Conselheiro do CMS de Joaçaba, Sr. Caetano Cardoso.
Durante a reunião foram apresentados os balancetes do mês de janeiro e fevereiro, a prestação de contas do termo de convênio n. 01/2019-FMS, e os envios de relatórios de ações e metas contra a Dengue ao Conselho de Saúde.
Além disso, destacou-se a fala dos representantes do HUST que pontuaram sobre a reestruturação dos leitos de UTI, com a desativação da UTI Covid e apresentação dos novos dez leitos de UTI adulto que estarão em funcionamento nos próximos meses. Com isso o hospital contará com 20 leitos de UTI adulto, tão necessários para atender a demanda de Joaçaba e região.
De acordo com o diretor técnico do hospital, Dr. Júlio Egger, a reunião foi muito produtiva, onde foi possível trazer informações sobre a nova forma de assistência aos pacientes diagnosticados com Covid, sendo incorporada à rotina do hospital, sempre mantendo os protocolos de segurança, mesmo sem ala específica.
— Além disso trouxemos para discussão com a comunidade o projeto futuro de atendimento na emergência pelo modelo de “referência e contrarreferência” como se preconiza no SUS, para otimização dos recursos e melhora dos atendimentos a toda população de nossa abrangência, em conjunto com as unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e hospitais menores — comentou Júlio.
Na oportunidade foi discutido sobre mudanças importantes que poderão ser adotadas para melhorar os serviços de urgência e emergência, ainda foi realizada uma homenagem aos profissionais da saúde.
Conforme explica a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paula Giovana Kleber, a pandemia arrefeceu e começa a dar sinais de controle, inúmeras estratégias adotadas começam a surtir efeito, e nesse espírito de esperança e gratidão, o CMS realizou uma homenagem aos profissionais de saúde do HUST e à Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba, pelo trabalho desenvolvido durante esses dois anos de atividades notáveis.
Paula enfatizou a importância das equipes multiprofissionais que não mediram esforços para trabalhar, aprender e se reinventar nesse momento tão frágil e difícil que a população passou.
— Sem dúvida, viver a pandemia do novo Coronavírus mexeu com as emoções dos profissionais de saúde de muitas formas. E com certeza, lições ficaram. Agradecer o excelente trabalho realizado pelos nossos serviços de saúde é indispensável para que possamos seguir em frente, porque novos desafios chegam e continuam exigindo dos trabalhadores de saúde a mesma qualidade e empenho. Nosso orgulho e gratidão são esses profissionais — destacou a presidente do CMS.
O diretor-geral do HUST, professor Alciomar Marin, destacou o empenho e o esforço realizado por todos os profissionais da saúde durante todo o período pandêmico. Todos indistintamente em qual área profissional de atuação no hospital tiveram que se reinventar, para estarem adequados a uma nova realidade na operacionalização dos serviços Covid-19.
— Somos muito gratos e reconhecemos o esforço de cada um, demonstrando superação, profissionalismo e principalmente um atendimento de forma humanizada a todos os pacientes. Sendo o HUST um hospital que atende uma macrorregião, sobretudo com equipes altamente qualificadas, esta homenagem do Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba demonstra o reconhecimento e gratidão por tudo que foi realizado durante este período crítico para toda a população — finalizou o diretor.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unoesc
Leia Também: Retrato de Frei Bruno é reproduzido com a técnica de Grafite