Escolas de Samba de Joaçaba/ Foto: Maythe Novak - Bom Dia SC
Escolas de Samba de Joaçaba/ Foto: Maythe Novak - Bom Dia SC

Dia Nacional do Samba (02/12)

O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país

O Carnaval é a festividade onde o samba se popularizou virando o ritmo oficial da festa, principalmente com os desfiles das escolas de samba.

Confira vídeo exclusivo da TV Bom Dia SC da Grande Campeã do Carnaval de Joaçaba 2024

O samba é apreciado pelos brasileiros em todo território nacional, porém, tradicionalmente, o ritmo tornou-se “marca registrada” do Rio de Janeiro e da Bahia.

Em 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Esta manifestação brasileira foi o primeiro gênero musical do país a receber este título.

Escola de Samba Vale Samba de Joaçaba/SC/Foto: Maythe Novak - Bom Dia SC
Escola de Samba Vale Samba de Joaçaba/SC/Foto: Maythe Novak – Bom Dia SC

Origem do Dia do Samba

O Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial e foi aprovado como lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), através da Lei n° 554, de 27 julho de 1964. 

Na Bahia, também havia um projeto de lei, de 1963, que pretendia instituir o Dia do Samba. Já considerando a sua aprovação, o projeto declara que as comemorações da data nesse ano homenageariam Ary Barroso, compositor brasileiro, autor de “Aquarela do Brasil”, entre outras canções.

É possivelmente por esse motivo que se passou a divulgar a ideia de que a data seria uma homenagem ao sambista.

Quer saber mais confira o reels exclusivo da TV Bom Dia SC acessando o link e compartilhe. 

Assim, embora o Dia Nacional do Samba não seja oficial, a sua comemoração é conhecida nacionalmente.

Vale lembrar que existem variações do samba com outros estilos músicas. Entre eles, o que se destaca é o samba Rock, o samba enredo, o samba pagode, o samba carnavalesco, o samba de gafieira e etc.

No Rio de Janeiro comemora-se também o dia do pagode, em 18 de maio, instituído pela Lei nº 2045 de 18 de dezembro de 1992.

Escola de Samba Acadêmicos do Grande ValeVale /Foto: Bom Dia SC
Escola de Samba Acadêmicos do Grande ValeVale /Foto: Bom Dia SC

Sambistas brasileiros

Diversos artistas contribuíram para que o samba se tornasse patrimônio cultural do Brasil. Alguns exemplos são:

  • Pixinguinha (1897-1973)
  • Cartola (1908-1980)
  • Noel Rosa (1910-1937)
  • Clementina de Jesus (1901-1987)
  • Dona Ivone Lara (1922-2018)
  • Beth Carvalho (1946-2019)
Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale, foi a Escola vencedora do Carnaval de Joaçaba em 2024/Foto: Maythe Novak-Bom Dia SC
Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale, foi a Escola vencedora do Carnaval de Joaçaba em 2024/Foto: Maythe Novak-Bom Dia SC
Carnaval de Joaçaba

O Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste é amplamente reconhecido por sua rica expressão cultural e artística, atraindo anualmente milhares de turistas de várias partes do Brasil e do mundo. Considerado um dos maiores e mais tradicionais carnavais do Sul do Brasil, o evento não apenas celebra a cultura, mas também contribui significativamente para a economia local, promovendo o comércio e gerando empregos temporários.

As escolas Acadêmicos do Grande ValeUnidos do Herval e Vale Samba se apresentarão, proporcionando um espetáculo diversificado e envolvente.

A importância do Carnaval como um momento de celebração e união. Para aqueles que desejam aproveitar a festividade ao máximo, recomenda-se chegar cedo para garantir um bom lugar e aproveitar todas as atrações.

Venha fazer parte dessa grande celebração da cultura e da alegria, e ajude a dar início a mais um capítulo emocionante na história do Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste.

Escola de Samba Unidos do Herval é a única representante hervalense no espetáculo/Foto: Maythe Novak-Bom Dia SC
Escola de Samba Unidos do Herval é a única representante hervalense no espetáculo/Foto: Maythe Novak-Bom Dia SC
Carnaval de Joaçaba quase um século de tradição

A história do Carnaval em Joaçaba tem origem por volta de 1930. De acordo com as pesquisas do jornalista João Paulo Dantas, foi o baiano Manoel de Oliveira Lins quem trouxe o costume dos blocos carnavalescos para o município, com o surgimento do “Bando da Lua”, que desfilava com uma bateria pelas ruas da cidade.

Já o tradicional desfile das escolas de samba surgiu no fim da década de 1970 com a união dos blocos de carnaval que criaram a primeira agremiação: a Vale Samba, em 1979. Depois, em 1981, surge a Unidos do Herval — única representante hervalense no espetáculo. Mais de uma década depois, em 1994 nasce a Cruzeiro do Sul que, mais tarde, passa a se chamar Aliança, escola que encerrou as atividades em 2020. A Acadêmicos do Grande Vale é a mais recente, surgiu em 2012.

Rei Momo e a Rainha do Carnaval de Joaçaba/Foto: Evandro Novak - TV Bom Dia SC
Rei Momo e a Rainha do Carnaval de Joaçaba/Foto: Evandro Novak – TV Bom Dia SC

Joaçaba é reconhecida como Capital Catarinense do Carnaval

Joaçaba, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, foi oficialmente reconhecida como a Capital Catarinense do Carnaval. O título, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), celebra a longa tradição da cidade em realizar um dos mais vibrantes e bem organizados desfiles carnavalescos do sul do Brasil.

O reconhecimento reflete o impacto cultural e econômico do Carnaval de Joaçaba, que atrai milhares de visitantes anualmente. O desfile, marcado por suas escolas de samba, carros alegóricos grandiosos e apresentações impecáveis, transformou a cidade em um dos principais destinos carnavalescos do estado.

Quer saber mais confira o reels exclusivo da TV Bom Dia SC acessando o link e compartilhe. 

Para 2025, os preparativos já estão em andamento. As escolas de samba prometeram manter o alto padrão dos desfiles, que acontecem na Avenida XV de Novembro, atraindo turistas de todo o Brasil. Com o título, espera-se um aumento ainda maior na visibilidade do evento, colocando Joaçaba no mapa das grandes celebrações de Carnaval no país.

Com este reconhecimento oficial, Joaçaba não apenas reforça sua importância cultural no estado, mas também reafirma o potencial do Carnaval como um evento que transcende a festa, promovendo identidade, inclusão e desenvolvimento.

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias