Neste mês, a Secretaria de Saúde de Joaçaba iniciou com o Serviço de Atenção Domiciliar, que tem por objetivo atender pacientes que tenham dificuldade em estar indo ao atendimento médico, com alguma restrição de locomoção, idosos com demência e doenças que dificultem a saída de casa, como também pacientes que tiveram alta hospitalar recente, e àqueles que estão em cuidados paliativos.
CONFIRA TAMBÉM: Prefeitura de Joaçaba repassa quase R$ 800 mil para a APAE
A equipe do Serviço é composta pela enfermeira Michele Diesel e pela médica geriatra Rafaela Santini. “O objetivo principal deste serviço é estar próximo ao paciente e seus cuidadores, revisar medicações e tratamentos, bem como orientar os principais cuidados para melhorar a saúde de cada paciente, de acordo com o seu nível de assistência no âmbito domiciliar em Joaçaba” explicou a Dra Rafaela.
Com o Serviço de Atenção Domiciliar, será possível também ampliar os períodos de atendimento médico nos postos de saúde.
Para agendar o atendimento é necessário entrar em contato com o ESF a qual pertence, que irá repassar para a equipe ir até o paciente. As visitas domiciliares acontecem de acordo com a avaliação da equipe, dependendo das condições clínicas dos pacientes e condições e habilidades do cuidador, podendo acontecer de forma semanal, quinzenal, mensal e trimestral.
Fonte: Ascom Prefeitura de Joaçaba