12/07/2026
Univida fortalece o vínculo dos idosos com a comunidade
Univida fortalece o vínculo dos idosos com a comunidade

Univida proporciona aprendizado e qualidade de vida para a população idosa

O curso Univida é planejado para pessoas acima dos 50 anos e não exige escolaridade para participar

Bom Dia SC – A Unoesc mantém o projeto é uma extensão que visa atender demandas sociais, culturais, de lazer e saúde da população idosa nas regiões onde está em funcionamento. Trata-se da Univida, presente em Joaçaba, Campos Novos, Capinzal, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho, Videira, Chapecó e Xanxerê.

O curso é planejado para pessoas acima dos 50 anos e não exige escolaridade para participar. Basta trazer a sabedoria da vida e a energia para aprender, fazer amizades e viver novas experiências.

São promovidas palestras e atividades com profissionais especializados e a metodologia é adaptada ao público da terceira idade, ampliando conhecimentos nas áreas de saúde, cultura e lazer que promovem o bem-estar biopsicossocial na maturidade.

Ao longo do semestre, os encontros promovem atividades que cuidam do corpo, da mente e do coração, como: autoconhecimento, cidadania, saúde mental, qualidade de vida, meio ambiente, dança, entre outros temas que fazem diferença no dia a dia. Também são realizadas viagens de estudo e passeios para outras cidades, que enriquecem ainda mais essa fase da vida.

O projeto está presente em Joaçaba, Campos Novos, Capinzal, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho, Videira, Chapecó e Xanxerê
O projeto está presente em Joaçaba, Campos Novos, Capinzal, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho, Videira, Chapecó e Xanxerê

Univida fortalece o vínculo dos idosos com a comunidade

— Em cada campi, há um clima leve e acolhedor para os encontros, num espaço de escuta, afeto e troca de experiências. Cada participante da Univida se sente valorizado e parte de uma grande família. Isso tem um impacto muito positivo na autoestima, na saúde emocional e na vontade de conviver socialmente — destaca o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.

— A participação em iniciativas como deste projeto fortalece o vínculo dos idosos com a comunidade, amplia horizontes de longevidade e contribui para a autonomia e autoestima na maturidade. Quando se sentem valorizados e estimulados, eles se tornam mais ativos, saudáveis e conectados com o mundo ao seu redor — afirmou a coordenadora da extensão, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas.

Os interessados em se inscrever ou obter mais informações, podem fazer contato com:

Em São Miguel do Oeste
Inscrições até 29/07 – Início das aulas: 06/08
Contato: (49) 3631-1003 (WhatsApp)

Em São José do Cedro  
Inscrições até 09/09 – Início das aulas: 17/09
Contato: (49) 3643-6000 (WhatsApp)

Em Maravilha
Inscrições até 29/07 – Início das aulas: 07/08
Contato: (49) 8409-6739 (WhatsApp)

Em Pinhalzinho e Univida Aperfeiçoamento Pinhalzinho
Inscrições até 29/07 – Início das aulas: 06/08
Contato: (49) 3366-3388 (WhatsApp)

Em Chapecó
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (49) 3319-2691

Em Joaçaba

Início das aulas: 06/08
E-mail: [email protected]
Contato: (49) 3551-2034 (WhatsApp)

Em Campos Novos
E-mail: [email protected]
Contato: (49) 3551-2506

Em Capinzal
Início das aulas: 04/08
Contato: (49) 3551-2170

Em Videira
E-mail: [email protected]
Contato: (49) 3533-4400

Em Xanxerê
E-mail: [email protected]
Contato: (49) 3441-7066

Fonte: Assessoria de Imprensa Unoesc

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn

Notícias Relacionadas

error: Content is protected !!