A Expo Turismo Paraná 2025 encerrou com saldo positivo
Parte do sucesso da Feria em mais uma edição, se deve à entrega do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-PR), João Alceu Rigon Filho, e de sua equipe: “Quando você faz o que gosta, sem querer você se destaca”, disse Rigon.
Na avaliação de Rigon, o evento foi bem-sucedido pela receptividade das Operadoras de Turismo, seja pelos destinos internacionais, com destaque para a caravana do Paraguai, e pela presença de Israel, representado pela Maral Tours. Outro aspecto que vem sendo valorizado no evento é a qualidade dos profissionais presentes no evento, o que eleva o potencial de resultado após sua realização.
A Feira

A Feira contou com representantes de todos os segmentos de negócios do turismo e focou também nas experiências turísticas, inovação e na Arena Gastronômica, trazida pela Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, além das oportunidades de negócio e aprimoramento com as rodadas de negócios do Sebrae Paraná. Foram contabilizados 6000 participantes no total, destacando a presença de 1900 agentes de viagens. Segundo Rigon, “neste ano, tivemos mais eventos regionais, caravanas lotadas e diversas oportunidades de capacitação, dentro e fora da programação do evento”.

João Alceu enfatizou a importância das capacitações realizadas em parceria com o Sebrae Paraná, que abriu suas portas para oferecer treinamentos exclusivos aos agentes de viagens. “Com o Sebrae, conseguimos capacitar as agências para a Lei Geral de Proteção de Dados, algo muito importante e cada vez mais relevante para o nosso segmento” afirmou o Presidente.
Outro ponto importante também é a parceria com a Secretaria de Turismo do Paraná (SETU Paraná) e do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT) para a realização do evento. A parceria resultou na inclusão do ‘Selo de Qualidade do Turismo’ a integrar a programação da feira. O Prêmio é um reconhecimento as empresas do setor que mais pontuaram no Programa Cenário de Qualidade no Turismo do Paraná do Sebrae/PR nas categorias (Atrativo Turístico, Agenciamento, Eventos, Gastronomia e Hospedagem), além do Troféu Aldo de Carvalho, que reconhece a empresa que mais pontuou entre todas as categorias.
Patrocinadores

O Evento contou com o patrocínio da Fecomércio, e o apoio de diversas entidades, como o Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo, Sistema Fecomércio Sesc Senac PR Paraná, BWT Operadora, Governo do Estado do Paraná, GTA, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba – IMT, Prefeitura Municipal de Curitiba, Parque Vila Velha, SESC Paraná, SENAC Paraná e Sebrae Paraná.
ABRAJET-PR apoiadora do evento

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-PR, apoiou a Expo Turismo Paraná na divulgação do evento através dos veículos de comunicação dos associados, juntamente com associados da Entidade dos estados do SC e RS.
A Presidente da ABRAJET-SC, jornalista Maely Silva, fala que é muito importante esta parceria que existe na Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET, no Brasil inteiro, e mais fortemente no Sul do País, em função da proximidade dos Estados, nos oportunizando desta forma poder participar do evento da ABAV-PR como convidados, e desta forma poder auxiliar dando maior visibilidade ao evento, fico muito feliz em ver a Expo Turismo Paraná crescer cada vez mais, conte com nossa parceria para 2026.
Projeto Alma Paranaense

Durante a Expo Turismo aconteceu o lançamento do projeto “Alma Paranaense” que tem como principal objetivo identificar, valorizar e divulgar a essência cultural, histórica, natural e humana do Paraná, destacando elementos que fazem do estado um lugar único. A proposta é transformar essa identidade em uma poderosa ferramenta de comunicação e atração turística, convidando turistas a vivenciarem experiências autênticas em todas as regiões do estado.

Nos próximos meses, será elaborado um cronograma de ações que definirá as atividades, cidades e locais onde o projeto será aplicado. A programação contará com encontros, aulas-show, degustações, palestras e visitas, proporcionando uma imersão completa na cultura e na história do Paraná.
Expo Turismo 2026 – 30 Anos de História

A próxima edição do evento será um marco para a ABAV-PR, segundo seu Presidente, João Alceu Rigon Filho, e trará muitas novidades, a primeira delas é a data, o evento que regularmente acontece em março, irá acontecer maio, nos dias 7 e 8, no mesmo local, e promete ser ainda maior e mais impactante, celebrando a 30ª edição da Expo Turismo Paraná., todos estão convidados a participar.
Com informações da Flamma Comunicação
Maely Silva – Jornalista
Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-SC
Diretora da Marketing da AFEET – Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo)
Leia Também:

https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina