11/07/2026
FAESC debate demandas estratégicas do agro no Oeste e Extremo Oeste catarinense
FAESC debate demandas estratégicas do agro no Oeste e Extremo Oeste catarinense

FAESC debate demandas estratégicas do agro no Oeste e Extremo Oeste catarinense

FAESC debate demandas estratégicas do agro, durante reunião regional em Chapecó

Bom Dia SC – As demandas estratégicas e as oportunidades do agronegócio no Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina foram destaques na reunião regional com os presidentes dos Sindicatos Rurais, na última sexta-feira (19), em Chapecó. O encontro, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), reuniu representantes de 26 entidades sindicais das duas regiões.

FAESC debate demandas estratégicas do agro

As atividades foram conduzidas pelo presidente do Sistema Faesc/SenarJosé Zeferino Pedrozo, bem como pelos vice-presidentes regionais Luiz Carlos Travi (presidente do Sindicato Rural de Chapecó) e Waldemar Schroeder (presidente do Sindicato Rural de Itapiranga). Também participaram o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, e o vice-presidente de secretaria, Enori Barbieri.

Entre os temas que ganharam ênfase esteve o endividamento rural, agravado pelas dificuldades de acesso ao crédito no setor agropecuário. Os dirigentes sindicais alertaram que a limitação às linhas de financiamento compromete investimentos essenciais à manutenção da atividade. A burocracia excessiva e as altas taxas de juros reduzem a capacidade de investimento, o que dificulta a adoção de novas tecnologias e a realização de melhorias nas propriedades rurais.

Outro assunto abordado foi a expansão do Programa Saúde no Campo para todo o estado a partir de 2026. Implementada neste ano no Meio Oeste, a iniciativa busca oferecer atenção integral à saúde dos produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “O sucesso alcançado no Meio Oeste comprova a viabilidade da proposta em todo o estado, unindo cuidado, prevenção e informação em benefício das famílias rurais. Antes de chegar a Santa Catarina, o projeto já havia obtido êxito na Bahia, Tocantins e Mato Grosso”, realçou o presidente Pedrozo.

FAESC debate demandas estratégicas do agro no Oeste e Extremo Oeste catarinense
FAESC debate demandas estratégicas do agro no Oeste e Extremo Oeste catarinense

Também foram abordados assuntos como o Projeto de Lei 4497/2024, que trata da regularização de terras localizadas em faixa de fronteira, a parceria com o Icasa, além das ações nas áreas de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que estão em andamento com pleno êxito nas duas regiões.

O encontro contou ainda com a presença dos supervisores regionais do Senar/SC, Grasiane Viêra e Helder Jorge Barbosa.

De acordo com o presidente Pedrozo, a reunião atingiu plenamente seu objetivo de aproximar a Federação das lideranças locais, ouvir reivindicações, avaliar as ações realizadas ao longo do ano, acompanhar a realidade do setor em suas bases e repassar informações atualizadas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Senar Nacional.

“Assim como nas reuniões promovidas com os dirigentes do Norte e do Vale do Itajaí, reforçamos nosso compromisso de seguir trabalhando para fortalecer o setor produtivo, estimular a inovação, ampliar oportunidades e construir um ambiente cada vez mais sustentável e competitivo”, concluiu Pedrozo. Estão previstas, ainda, mais três reuniões regionais, contemplando o Meio Oeste, o Sul e a Serra catarinense.

Fonte: MB Comunicação

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn

Notícias Relacionadas

error: Content is protected !!