O Programa Bandeira Azul divulgou o resultado das praias e marinas premiadas na temporada de 2024/2025 com o selo Bandeira Azul. Assim, Santa Catarina, mais uma vez liderou o ranking, com 20 locais balneáveis (entre praias e lagoas) e 5 marinas aprovadas com o prêmio. Além disso, duas praias fizeram sua estreia na lista, enquanto 18 tiveram seus selos renovados no Programa Bandeira Azul.
O número nacional também foi destaque, uma vez que o Brasil teve 49 locais reconhecidos com o selo Bandeira Azul. Além de Santa Catarina, mais cinco estados entraram para o ranking, são eles Alagoas, Bahia, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.
Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, por sua vez, destacou o protagonismo do estado catarinense no avanço da premiação. “Santa Catarina é um exemplo nacional de preservação ambiental e turismo sustentável. Dessa forma, a premiação de suas praias reforça o compromisso das iniciativas locais em seguir as práticas globais de sustentabilidade”, afirma Bernardi.
Praias catarinenses premiadas
● Praia do Estaleiro — Balneário Camboriú
● Praia do Estaleirinho — Balneário Camboriú
● Praia de Taquaras — Balneário Camboriú
● Praia Central — Balneário Piçarras
● Praia de Piçarras — Balneário Piçarras
● Praia da Ponta do Jacques — Balneário Piçarras
● Praia de Quatro Ilhas — Bombinhas
● Praia de Mariscal — Bombinhas
● Praia da Conceição — Bombinhas
● Lagoa do Peri — Florianópolis
● Praia das Cordas — Governador Celso Ramos
● Praia Grande — Governador Celso Ramos
● Prainha de Itá — Itá
● Praia da Bacia da Vovó — Penha
● Praia da Saudade — Penha
● Praia Grande — Penha
● Praia do Ervino — São Francisco do Sul
● Praia do Forte — São Francisco do Sul
● Praia Grande — São Francisco do Sul
● Praia da Saudade — São Francisco do Sul
Marinas de Santa Catarina com selo Bandeira Azul
Também, o selo Bandeira Azul avalia marinas e embarcações de turismo, sendo que Santa Catarina também recebeu destaque. Ao todo, o estado catarinense conquistou 5 certificações, com uma nova aprovação neste ano. Assim, confira a lista de marinas catarinenses com selo Bandeira Azul:
● Tedesco Marina — Balneário Camboriú
● Iate Clube Santa Catarina Veleiros da Ilha — Florianópolis
● Marina da Conceição — Florianópolis
● Marina Itajaí — Itajaí
● Marina VillaReal — São Francisco do Sul
Entenda mais sobre o Selo Bandeira Azul
A premiação, realizada pelo Júri Internacional do programa, por meio da Foundation for Environmental Education (FEE), avalia critérios como gestão ambiental, qualidade da água e infraestrutura turística. Adicionalmente, a certificação ocorre anualmente e, além de ser voluntária e ecológica, é reconhecida como o maior prêmio global de gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.
Os locais aprovados atendem a critérios rigorosos, os quais precisam ser mantidos e comprovados todos os anos. Desse modo, ao receber o prêmio Bandeira Azul, as praias e marinas garantem a preservação dos ecossistemas e, além disso, oferecem um ambiente seguro e organizado para os visitantes. “A Bandeira Azul vai além de um selo de qualidade; ela reconhece destinos alinhados com os mais altos padrões internacionais. Além do mais, essa premiação não só atrai turistas comprometidos com a preservação, mas também impulsiona a economia regional, gerando emprego e renda para as comunidades locais”, afirma Leana Bernardi.
Neste ano, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul contou com a participação de organizações internacionais renomadas, tais como a FEE, a International Union for Conservation of Nature (IUCN) e a United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). Além disso, participaram nomes como a European Union for Coastal Conservation (EUCC), o United Nations Environmental Program (UNEP) e muitas outras organizações de destaque na área.
Por fim, a cerimônia nacional de entrega do selo acontece em 1º de novembro, em Salvador, Bahia.
Fonte: Assessoria de Imprensa Setur SC