Os supermercados e lojas especializadas prometem oferecer opções para todos os gostos e bolsos nesta Páscoa em Santa Catarina. Pesquisa da Fecomércio SC realizada em sete cidades catarinenses aponta que a procura por chocolates variados (56,7%), como barras e caixas de bombons, avança nos últimos anos, ao passo que os tradicionais ovos estão perdendo a preferência nas gondolas e sites (37,3%). A demanda por produtos artesanais também vem crescendo e já representa 24,3%.
CONFIRA TAMBÉM: Inovação é estratégia da Nugali, catarinense do setor de chocolate
Os empresários estão com expectativas positivas, adianta o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni. “A Páscoa dá a largada nas datas comemorativas do ano e aquece as vendas do comércio em geral. Embora o chocolate seja praticamente unânime (87,7%) na hora de escolher o presente, brinquedos (6,0%) e vestuário/calçados (3,9%) também entram na lista dos consumidores”, comenta.
Destaques
A maioria dos consumidores (67,1%) deve ir às compras perto da data: 41,6% durante a semana, 21,4% na véspera e 4,1% no próprio domingo de Páscoa.
Os dados indicam que o gasto médio com os presentes será de R$ 169,81, queda de 2,6% em relação ao ano passado.
A fatia dos que pretendem viajar no período é de 8,2%, ligeiramente abaixo de 2022 (9,2%).
A pesquisa de Intenção de Compras para a Páscoa foi realizada com 2.100 pessoas, entre os dias 01 e 16 de março, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.
Fonte: Fecomércio/SC