43

Rota da Ovelha e Sabores

Turismo rural de Lajeado Grande proporciona lazer e bem-estar em meio à natureza

Roteiro turístico foi lançado e está com agenda aberta para visitações

Visitantes conheceram as atrações das propriedades que integram a Rota/Foto: MB Comunicação

O ar fresco acompanhado de uma bela vista e saborosos produtos da agricultura familiar. Essa é a sensação que os visitantes da “Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande” terão ao fazer o roteiro turístico composto por cinco propriedades rurais do município. A rota começou a ser sonhada e planejada há cerca de três anos por empresários rurais, mas se concretizou o lançamento realizado nesta quinta-feira (10), no Regalos do Interior.

Relatório sobre a abertura da Rota da Ovelha e Sabores foi entregue ao prefeito de Lajeado Grande/Foto: MB Comunicação

A rota faz parte de uma estratégia na área do turismo do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC. O trabalho foi orientado pela consultora de turismo credenciada ao Sebrae/SC, Karla Hall por meio de uma metodologia do Sebrae com foco no desenvolvimento de produtos e rotas turísticas rurais que trabalha na adequação das propriedades a partir da identificação de potenciais.

TURISMO: Garfo & Bombacha, entretenimento e boa comida na Serra Gaúcha

“Trabalhamos na transformação desse potencial em um atrativo turístico. Para isso, seguimos 47 etapas de adequação da propriedade desde o processo de organização, sinalização, embelezamento, definição da identidade do local, preparação dos produtos, apresentação pessoal e do produto, estratégias de promoção, qualificação, atendimento, entre outras. Até que o produto esteja pronto para a vitrine do turismo”, explicou.

Equipe do Sebrae presente no lançamento da Rota/Foto: MB Comunicação

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a Rota da Ovelha e Sabores demonstra as possibilidades e estratégias para que os empresários rurais alavanquem suas propriedades com base em características singulares e únicas dentro de cada uma. “O Sebrae incentiva e aposta, por meio do Programa Cidade Empreendedora, no crescimento do turismo como uma base para o desenvolvimento econômico, mas também como fonte de melhoria da qualidade de vida e destaque à cultura local. Parabenizamos Lajeado Grande por acreditar neste trabalho que já deu e seguirá dando bons frutos”, observou.

VALORIZAÇÃO DO TURISMO LOCAL

Cada propriedade rural que integra a Rota expôs seus produtos e serviços durante o lançamento/Foto: MB Comunicação

O objetivo da “Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande” é valorizar o turismo e a cultura local, destacando as riquezas de propriedades e empresas rurais do município. Durante o lançamento foram apresentadas as propriedades integrantes, os atrativos disponíveis e os contatos para agendamento de visitas.

Interessados podem agendar visitas/Foto: MB Comunicação

O roteiro turístico conta com propriedades rurais. Uma delas tem como atividade principal a ovinocultura e derivados, a outra trabalha com derivados de cana-de-açúcar, outra produz gin e licores, uma produz queijos coloniais e temperados, uma com produtos orgânicos e cafés coloniais e outra com um pôr do sol magnifico.

Cada propriedade rural que integra a Rota expôs seus produtos e serviços durante o lançamento/Foto: MB Comunicação

Os interessados em conhecer, podem agendar as visitas por meio do telefone (49) 99191-4897, no e-mail rotadaovelha@gmail.com ou no Instagram @turismo_lajeadogrande.

O prefeito de Lajeado Grande Anderson Elias Bianchi destacou que o lançamento da rota é um marco no turismo do município e citou como um dia importante e feliz. “Lançamos com cinco propriedades que oferecem produtos e serviços de extrema qualidade e, no decorrer, outras propriedades também passarão a integrar a rota. A prefeitura fez toda a organização e interlocução, reunindo as propriedades. Além disso, contratamos os consultores do Sebrae/SC para organizar tudo o que estamos lançando. A intenção nos próximos anos é passar esse protagonismo e organização para as propriedades rurais e temos certeza que isso vai acontecer”, afirmou.

 Equipe que integra a Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande/Foto: MB Comunicação

De acordo com Bianchi, a questão turística não representa apenas incremento econômico, mas também social e cultural. “Ao abrir as portas do município, mostramos o que temos de bom e atrairemos pessoas para Lajeado Grande. Com isso, vamos melhorar a qualidade de vida dos moradores. Estamos organizando a cidade, deixando ela mais bonita e alegre, mantemos as estradas do interior em boas condições e oferecemos aos visitantes lazer e excelentes produtos, assim como para os munícipes”.

Rafael e Dani trabalham com produção orgânica/Foto: MB Comunicação

A propriedade do empresário rural Rafael Fochezatto é uma das integrantes da rota. Ele e a família trabalham com produção orgânica e investem no cultivo de citros, pêssego, uva, amora e morangos, além de possuírem um espaço para recepção de visitantes. “Já trabalhamos com turismo há dois anos. Servimos café colonial, almoço e jantares a base de carne de gado, ovelha e suínos. A produção tem como forte a venda in natura e com o excedente processamos geleia em uma cozinha industrial que construímos”, relatou.

Rafael trabalha com a esposa Dani Jannuzzi e conta com a ajuda dos pais que trabalham no cultivo, podas, capina, adubação e colheita e a irmã que contribui na cozinha. “A rota conta com produtos diferentes, como a produção orgânica, de queijos e doce de leite de ovelha, o gin, a cachaça, entre outros, e isso atrairá um público diversificado. Se o visitante vem para conhecer um produto acaba fazendo a rota inteira”, afirmou.  

Leunir e a esposa Alzira são empresários rurais na Queijaria LA/Foto: MB Comunicação

Leunir Domingos Lazaretti e a esposaAlzira são proprietário da Queijaria LA e também integram o roteiro turístico. A propriedade do casal possui 19.6 hectares e tem como base a bovinocultura de leite e a criação de suínos. Com isso, eles investem na produção de leite e queijo, além de salame, torresmo e outras atrações. Por dia, o casal tem uma produção de 350 litros de leite e 35 kg de queijo, que é vendido na propriedade, em feiras e também começou a entrar nos supermercados. Os produtos são todos registrados e regularizados e podem ser vendidos em mais de 50 municípios.

“Também fizemos um lago com quiosque e uma passarela e balanços para as crianças. Temos, ainda, os suínos no potreiro, vivendo de forma livre, o que também servirá como atrativo. Já recebemos visitas na propriedade, mas com a rota elas vão aumentar. Temos uma visita agendada para o fim do mês e convidamos a todos que queiram conhecer para que agendem seus horários. Estamos de portas abertas para recebê-los com muito carinho”, convidou.

Cada propriedade rural que integra a Rota expôs seus produtos e serviços durante o lançamento/Foto: MB Comunicação

Com informações: MB Comunicação 

Coluna: Evandro Novak – Jornalista
Presidente Nacional da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo
Vice-presidente de Relações Internacional da FIPETUR – Forum Iberoamericano de Periodistas de Turismo

 

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa

Ultimas notícias