Joaçaba integra a Rota da Amizade no Vale dos Imigrantes/Foto: Bom Dia SC
Joaçaba integra a Rota da Amizade no Vale dos Imigrantes/Foto: Bom Dia SC

Joaçaba, 104 anos de história e desenvolvimento

Com cerca de 30 mil habitantes, Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, é um importante polo econômico que congrega indústria, comércio e serviços e, com isto, influencia quase oitocentas mil pessoas num raio de até 100 km.
É uma cidade que ainda mantém alguns hábitos interioranos o que faz dela um local tranquilo de se viver, ajudada pela colonização de italianos e alemães.

Joaçaba tem cerca de 30 mil habitantes/Foto: Avrum Kotliarenko

Essa tranquilidade se transforma no Carnaval para fazer, segundo critério da Riotur (Empresa de Turismo do Rio de Janeiro) e da Associação das Cidades Carnavalescas das Américas, de Joaçaba o 3º melhor desfile de escolas de samba do Brasil.
As Escolas Acadêmicos do Grande Vale, Aliança e Vale Samba fazem da “Avenida do Samba” uma passarela que encanta quem assiste o Carnaval, contagiando as arquibancadas com o espetáculo que a cada ano vem atraindo turistas de todos os lugares. O nosso Carnaval é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba (LIESJHO) que além, do desfile, promove também o Carnafolia.

Segundo a Riotur (Empresa de Turismo do Rio de Janeiro), Joaçaba o 3º melhor desfile de escolas de samba do Brasil/Foto: Bom Dia SC


A religiosidade se manifesta no povo joaçabense através da Romaria Penitencial Frei Bruno, que tradicionalmente é realizada em março para lembrar o religioso que viveu seus últimos dias de vida na cidade. É a época em que mais de trinta mil pessoas de toda a região, e também, de outros Estados, vem para Joaçaba para confirmar sua fé e agradecer as graças concedidas por Frei Bruno. Devoção e penitência é a marca a Romaria. São 3,5 km da Catedral Santa Terezinha até o Cemitério Municipal onde está enterrado Frei Bruno, muitos fazendo o caminho descalços. Ao final, todos participam de uma Santa Missa rezada no Cemitério.

Professora Josefina Silva Boscia

Uma das atrações de Joaçaba é a arquitetura do Teatro Alfredo Sigwalt que, em forma de piano, impressiona os visitantes. É neste Teatro que a cultura e a manifestação artística do povo do município se apresentam sob as luzes no palco e recebe os aplausos da plateia.

A gastronomia é outro atrativo da cidade, com sua diversidade de restaurantes para todos os paladares, da comida italiana ao sushi, da alemã à tradicional brasileira e, principalmente, gaúcha.

Com um típico clima de cidade do Interior, sem deixar de ter os confortos da modernidade, Joaçaba integra a Rota da Amizade no Vale dos Imigrantes e espera sua visita. Você não vai se arrepender!

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias