Com a técnica, o bacalhau e os acompanhamentos adquirem um sabor ainda mais intenso para o jantar ou almoço
Ingredientes:
- 1 litro de azeite
- 1 kg de bacalhau dessalgado em postas
- 50g de alcaparras
- 1 maço de alecrim fresco
- 1 maço de manjericão
- 1 maço de tomilho
- 1 maço de cheiro-verde
- 4 folhas de louro
- 1 cabeça de alho
- 1 kg de batata bolinha
- 500g de tomate cereja
- 250g de azeitona chilena
- Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
CHEF: Salada Tropical de Peru
Modo de preparo:
- Enxugue bem as postas do bacalhau. Coloque-as em uma panela com dois dentes de alho amassados (com casca), o alecrim, o tomilho e o louro. Cubra com azeite de oliva e leve ao fogo bem baixo (a 60ºC, sem deixar ferver). Quando começar a formar bolhas em volta do bacalhau, desligue o fogo e deixe o bacalhau confitar por mais 10 minutos. Reserve o bacalhau neste azeite.
- Coloque os alhos inteiros em uma panela pequena com tomilho e cubra com parte do azeite do bacalhau. Leve ao fogo bem baixo por cerca de 20 minutos, sem ferver.
- Coloque os tomates em uma panela pequena com manjericão e cubra com parte do azeite do bacalhau. Deixe no fogo baixo por cerca de 5 minutos.
- Cozinhe as batatas em água com sal até ficarem al dente (aproximadamente 30 minutos). Depois, coloque as batatas em uma assadeira com azeite do bacalhau e alecrim, e leve ao forno a 180°C por 20 a 30 minutos para dourar.
- Em uma travessa, coloque as postas de bacalhau ao centro. Ao redor, disponha as batatas bolinhas com salsinha, os tomatinhos com manjericão, o alho confitado e as azeitonas chilenas. Finalize com alcaparras e cebolinha picada.
Fonte: CEUB