O Vale das Águas inicia uma nova fase de fortalecimento institucional e técnico, com foco na valorização das identidades locais e na promoção integrada dos seus atrativos
Em um momento decisivo para o turismo regional, a Instância de Governança Regional (IGR) Vale das Águas realizou um encontro histórico no município de Palmitos, Oeste de Santa Catarina. Com a presença de mais de 60 participantes, o evento marcou a oficialização da nova diretoria, a adesão formal de Palmitos à Associação Região Turística do Vale das Águas e uma série de anúncios estratégicos que fortalecem a atuação da entidade nos 27 municípios que integram a IGR.
O encontro, realizado no Balneário de Ilhas, no Grande Hotel de Palmitos, simbolizou a transição da IGR para um novo ciclo de estruturação, com avanços na profissionalização da sua gestão. Entre as novidades, estão a contratação de consultoria técnica para apoio à governança, adesão formal de empresas do trade turístico e implementação de contribuição mensal por parte de prefeituras e empresários parceiros.

A diretoria, eleita por consenso, segue sob a presidência de Silmara Bratz, do município de Caibi, com Marcio Ottair, de Saudades, na vice-presidência. Os demais cargos passaram a contar com representantes dos diferentes municípios que integram a IGR, respeitando o princípio do rodízio de gestão e limitação de uma única reeleição.
Com a assinatura da lei que autoriza a contribuição do poder público, a prefeita de Palmitos, Giovana Giacomolli, deu exemplo de comprometimento com o fortalecimento do turismo regional. O município se torna referência como primeiro a efetivar sua participação plena na Associação.

Além da governança, a reunião também anunciou novas ações previstas para 2025, incluindo capacitações para gestores e empresários do setor, adesão de novos empreendimentos e a realização do 3.º Fórum de Turismo do Vale das Águas, que acontecerá em 15 de maio, na cidade de Pinhalzinho.
Outro destaque do encontro foi a hospitalidade de Palmitos, que recebeu os participantes com um café da manhã típico, apresentações culturais do coral infantil e do grupo de danças Berg’s Tall — e um almoço com pratos tradicionais da culinária alemã, como o leitão assado. Momentos que traduzem o espírito acolhedor e a riqueza cultural do território.
Texto Jornalista Silvia Nowalski associada da ABRAJET SC

http://45.148.96.44/~bomdiasa/wp
@bomdiasantacatarina