O estudante interessado em aderir ao programa “Universidade Gratuita”, no primeiro semestre de 2025, já pode realizar sua inscrição
O prazo iniciou na última quinta-feira (27) e segue até o dia 23 de abril, às 19h, exclusivamente pela internet. O edital está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (SED) e também pode ser acessado no site da Unoesc (https://hs.unoesc.edu.br/universidade-gratuita).
A coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unoesc, Fernanda Regensburger Poletto, explica que o cadastro deve ser realizado no sistema do estado (https://sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br/wwpbaseobjects.home.aspx), enquanto que os documentos comprobatórios devem ser anexados no sistema da Unoesc (https://acad.unoesc.edu.br/auth/login).
— Caso surjam dúvidas no preenchimento do cadastro ao longo desta etapa, os estudantes devem procurar o SAE da Unoesc. Orientamos que fiquem atentos aos prazos e não deixem a inscrição para os últimos dias — ressalta Fernanda.

Para participar do processo seletivo para a obtenção da assistência financeira, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação, na modalidade presencial, nas instituições que integram o programa. Ele também deve atender a todos os requisitos, como ser natural de Santa Catarina ou comprovar residência no estado há mais de cinco anos.
Outro critério é ser a primeira graduação cursada com bolsa proveniente de recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta. O estudante também deve comprovar ser hipossuficiente, segundo o Índice de Carência (IC), e possuir renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos para o curso de Medicina e inferior a quatro salários mínimos para os demais cursos.
A previsão é de que a concessão dos benefícios aconteça entre os dias 9 e 19 de maio. Os contemplados irão receber os valores das mensalidades já pagas neste primeiro semestre de 2025 de modo retroativo.
Saiba mais
Em vigor desde 2023, o “Universidade Gratuita” é considerado o maior programa para o desenvolvimento humano, social e econômico de Santa Catarina. Somente em 2024, a iniciativa concedeu mais de 41 mil benefícios com um investimento anual de quase R$ 507 milhões.
Sonora: Coordenadora do SAE, Fernanda Poletto.

http://45.148.96.44/~bomdiasa/wp
@bomdiasantacatarina