A proposta tem como objetivo ressaltar e valorizar a identidade cultural do município
A proposta tem como objetivo ressaltar e valorizar a identidade cultural do município

Xanxerê inicia capacitação de artesãos para produção associada ao turismo

Com o objetivo de capacitar, gratuitamente, os artesãos locais para estudo e criação da marca turística municipal, a Prefeitura de Xanxerê iniciou neste mês os Workshops de Oficinas Criativas, que são presenciais e divididos em técnicas de artesanato. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

Foram selecionados, por meio do edital nº 01/2021 do Departamento de Turismo, 12 artesãos que atuam nas áreas de costura/patchwork, bordado, crochê/tricô, marcenaria e metal, palha de milho, cosméticos artesanais e pintura. Eles participam de capacitações gratuitas nos meses de agosto, setembro e outubro. Ao todo são 40 horas presenciais em formato de workshops/ateliê criativo direcionado, nas dependências da Prefeitura.

Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Adenilso Biasus, as capacitações dos agentes culturais contribuem para geração de oportunidades de trabalho e renda, com a valorização das vocações regionais e a preservação das culturais locais, além de formar empreendedores para um mercado competitivo. “Com o desenvolvimento de produtos culturais e souvenirs também fomentamos o setor turístico”, comenta.

De acordo com a diretora de Turismo, Elisiane Menegolla, a proposta tem como objetivo ressaltar e valorizar a identidade cultural do município. “Com as oficinas de co-criação trabalharemos com ícones que estão em nossas memórias, mas também aqueles presentes em nosso dia a dia e que nem sempre percebemos”, adianta.

Confira os selecionados

Participam dos workshops os seguintes artesãos: Bruna Pratto, Cesar Lino Batiston, Clair Maria Sartor, Elizabet Bao Cavarzan, Francisca de Assis Canani, Grethl Aparecida da Silva, Isabella da Silva Henzel, Jane Maria Von Dentz Wojeick, Marilene Barbosa, Neusa Ariete Bortoluzzi Nadeletti, Vanir Zanin e Zeli Feiten Rossa.

Cronograma

As atividades começaram no último sábado (14) com a Oficina de Criatividade. Também já foi realizado levantamento sobre a atual situação da atividade em Xanxerê; identificadas as matérias-primas existentes na região; indicadas outras habilidades ou técnicas que possam somar ou ajudar na diferenciação do produto; reconhecidos os ícones para o desenvolvimento das oficinas e apontadas as tendências na produção artesanal.

Os próximos encontros serão: 21 de agosto e 4 de setembro com Oficina de Desenvolvimento de Produtos Iconográficos; 18 de setembro com Oficina de Apresentação e Embalagens e 2 de outubro com Oficina de Controle de Qualidade e melhoramento de produto. As oficinas são ministradas pela designer e consultora credenciada ao Sebrae/SC, Silvia Baggio.

Fonte: MB Comunicação

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias