Painel com os palestrantes foi mediado pela jornalista
Painel com os palestrantes foi mediado pela jornalista

Vale das Águas realiza Fórum de Turismo

O Turismo do Oeste Catarinense vem se consolidando cada vez mais através de seus potenciais e atrativos

O Turismo do Oeste Catarinense vem se consolidando cada vez mais através de seus potenciais e atrativos. A realização do 1° Fórum de Turismo da Instância de Governança Vale das Águas confirma o engajamento dos conselheiros municipais, gestores do setor turístico e governamentais, das intuições educacionais, associações e multiplicadores da área em colocar o turismo da Região na vitrine turística.    

https://www.youtube.com/watch?v=SAU4fiwqovk

Mais de 150 pessoas estiveram no município de São Carlos nesta terça-feira (30) participando do Fórum de Turismo. Pela manhã tivemos a aberta oficial do evento realizada pelo Presidente do Vale das Águas, Fábio de Sousa, e na sequência a palestra o com o Deputado Estadual Ivan Naatz, que é Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC. O tema em debate foi Turismo em Santa Catarina, tendo destaque para as potencialidades da região, a identidade da nossa terra e dos caminhos que é necessário explorar para fomentar o turismo regional.    

A Presidente Santur, Flávia Didomenico, ministrou a palestra sobre o Planejamento de Ações da Santur, falando sobre os temas prioritários do setor, produtos turísticos, as formas para atrair os turistas e divulgar o que temos na região. Para ela, “ainda não é dada a devida importância que o turismo tem para a economia e precisamos alterar esse quadro’, além disso, ela destaca que “turismo não é sol e mar, temos que mudar essa percepção, aqui acontece outras formas de turismo, como a de negócios”, finaliza.

A última palestra da manhã foi com Marcelo Moreira, Diretor Nacional de Infraestrutura Turística que trouxe dados sobre os investimentos realizados no turismo e sobre financiamento público e privado para o setor turístico. Marcelo reforçou a importante dos estabelecimentos terem o Cadastur e de como funciona o Prodetur + Turismo que contribui para a estruturação e fomento dos destinos, por meio de parcerias com estados e municípios.

A programação da tarde foi dividida em três palestras e finalizada com o painel. O Prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antonio Salmória, abriu as falas desse momento e apresentou os atrativos, potenciais e produtos turísticos e culturais do município como o Rodeio Artístico, a construção do Parque Aquático, o Projeto do Mirante Santo Antônio e Projeto da Marina no Lago da UHE Garibaldi, projetos com recursos oriundos do município, da iniciativa privada, Ministério do Turismo e Ministério da Cultura. Um case de sucesso, que coloca o turismo como prioridade, criando novas oportunidades e perspectivas de desenvolvimento econômico e social para o município, de acordo com Lucimar “com criatividade, boa vontade e com trabalho, nós conseguimos transformar qualquer realidade, no nosso caso, essa transformação ocorreu de forma ampla e genérica, desde a infraestrutura base até as turísticas”, ressalta o prefeito.    

Na sequência tivemos o painel com os três palestrantes, mediado pela nossa Consultoria, Sílvia Nowalski, e a entrega da carta de posicionamento da Instância de Governança Vale das Águas.

O turismo de saúde e bem-estar também esteve em discussão, a representante do Senac, Daniella Regina Farinella Jora, trouxe exemplos que tornam o turismo de saúde uma ferramenta econômica e de grande desenvolvimento, assim como o termalismo, muito presente no Vale das Águas. A última palestra do evento foi realizada pela Secretária da AMURES (Associação de Municípios da Região Serrana), Ana Lucia Vieira, que abordou o Case de Turismo Rural apresentando os atrativos turísticos e os diferenciais da Região Serrana. Ana deixou uma dica importante para esse setor, “precisamos oferecer aos turistas atrativos que nos representem e nos identificam com o lugar, costumes, gastronomia, fazeres e experiências”, destaca.

Fonte: Amanda Ferronato MKA Turismo

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias