O Paraná é um estado que a cada dia se descobre mais turístico
Com sua diversidade cultural graças as etnias & brasilidade, ganha força com as áreas naturais integradas a propriedades rurais – o que foi percebido no final da década de 90, por empreendedores e tratado como oportunidades de negócios de hospedagem & lazer em Ecoturismo e Turismo Rural.
No novo quadro mundial pela pandemia do covid 19, as tendências apontam na busca de formas de Turismo, com produtos e serviços focados em Natureza associada ao Rural.
Atuando em Cursos de Gestão em Turismo Rural de 2003-2014, pelo SENAR-Serviço Nacional da Aprendizagem Rural, pude vivenciar uma grande experiência, de conhecer e sentir o Paraná, afinal foram 330 cursos.
Natureza com Ruralidade
Viajando a trabalho e longe de casa um bom tempo, formulei o conceito de Portos da Cordialidade para empreendimentos com hospedagem, estrutura de instalações, serviços de acolhida e atividades na Natureza com Ruralidade.
Estes aspectos no radar dos diferenciados, apontou os casos da Fazenda Virá-Fernandes Pinheiro, da Itaytyba Ecoturismo-Tibagi e a Pousada Parque das Gabirobas-Roncador.
Turismo – onde ir pós covid19
Segundo Wanda Pille da RETUR “uma rede de Portos da Cordialidade poderá colocar o Paraná na dianteira, com as novas exigências dos turistas, na decisão por onde ir pós covid19”.
No desenvolvimento pelo Turismo será muito importante, quando viável se apoiar iniciativas voltadas a receber pessoas em áreas livres, pois o contato direto com o ar puro será cada vez mais valorizado, depois das limitações do isolamento social pela pandemia.
A segurança sanitária cresce em áreas livres, onde o turista pode passar a maior parte do tempo em atividades externas e só retornando à hospedaria para a alimentação e repouso.
A reflexão me leva a abordar indicativos dos Portos da Cordialidade, como resposta as demandas do mercado na programação de futuras viagens.
Virá Charme Resort
Vou começar pelo empreendimento Fazenda Virá hoje denominado Virá Charme Resort que integra o Roteiro do Charme e se localiza em Fernandes Pinheiro e a 25 km de Irati.
Os empreendedores David e Ieda Gryczynski edificaram o resort dos sonhos, a partir de uma fazenda da família, combinando amplas áreas naturais com majestoso lago, edificações e equipamentos com requinte e o jeito campestre de receber e encantar.
A bike e o cavalo dão a vazão ao sentimento tropeiro. A canoagem explora as águas, oportunizando o melhor acesso as paisagens da mata, com observação de aves e animais silvestres. Quadra de tênis, trilhas, piscinas e academia zelam pelos exercícios corporais.
As energias tem reposição garantida na gastronomia com amplo e moderno restaurante, onde no centro uma mandala no piso em granito, confere um toque personalizado. Os pratos são preparados com produtos da horta local e tem influência da cultura polonesa que marca a região.
O Virá Resort está localizado na região turística “Terra dos Pinheirais”, importante lembrar que o nome “Virá”, valoriza a Natureza pela fauna regional, pois é de um tipo de veado.
Os turistas poderão optar por acomodações em terra com Chalés em estilo rural ou no lago com Bangalôs que possuem na sala um piso de vidro, para observação dos peixes. Trapiches dão acesso a estes diferenciados meios de hospedagem.
A convivência com a lida rural faz a alegria dos turistas e educa crianças “urbanóides” a ver, conhecer e colher produtos da terra
Existe muito mais a sua espera, pois o casal empreendedor David e Ieda se privaram de conhecer outros lugares por 10 anos, até que o projeto estivesse consolidado. Eles não queriam sofrer influências na tomada de decisões, queriam e conseguiram fazer do jeito inovador um singular destino. Confira!!!!
Itaytyba Ecoturismo-Hotel Fazenda
A seguir Iremos para a região turística “Campos Gerais”, em Tibagi no empreendimento Itaytyba Ecoturismo-Hotel Fazenda da Família Arnt, onde coube a filha Lúcia cumprir uma missão recebida do Conselho Diretor de um conjunto de propriedades rurais, para incorporar aos negócios , uma privilegiada área natural de mais de 1 milhão de m², credenciada como RPPN-Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Todas as edificações foram construídas com alto padrão de alvenaria e respeitando o meio-ambiente, tendo o aproveitamento de duas edificações como o Alambique -para o happy hour aos turistas – cujos equipamentos e móveis centenários vieram de Santa Catarina e uma antiga Casa de Madeira ,que complementam a parte cultural da Casa de Memória e Recanto Paleontológico.
O dia é pequeno para tantas opções em atrativos temáticos com “Pedras e Águas “, que formam o nome Itaytyba. Turismo Rural com ciclismo rural e passeios a cavalos fazem o turista reviver o tropeirismo – marca desta região- com o Café Tropeiro.
Caminhadas por trilhas no parque natural de arenito, permitem a observação de esculturas moldadas pela própria Natureza ao longo do tempo, que lembram muitas figuras como: a pedra da proa, a galinha choca e a caveira.
Existem várias trilhas que são usadas por revezamento, para não estressar o ambiente e assim zelar pela preservação do patrimônio natural. Cânion do Rincão, inscrições rupestres e o Mirante do Cânion do Guartelá são diferenciais da Itaytyba Ecoturismo.
O turista quando chega é recebido e instalado no setor de convivência: formado pelo conjunto de apartamentos em chalés, restaurante, loja de souvenir, academia, sauna e piscinas. A gastronomia é uma referência e tem influência da cultura tropeira, com o uso de produtos de sua horta e pomares orgânicos.
Depois de instalado o turista segue num micro-ônibus por vários quilômetros dentro da propriedade, em cujo trajeto é possível ter a visão de exemplares da fauna silvestre, como jacus, capivaras, catetos e tucanos, com lindas paisagens, até chegar ao setor de atividades programadas ao ar livre que são focadas na interação com Pedras e Águas.
O Hotel Fazenda Itaytyba Ecoturismo te espera, inclua pelo menos um dia a mais para curtir as maravilhas da Natureza no município de Tibagi, praticando Turismo de Aventuras.
Pousada Parque das Gabirobas
E fechando o trio de ouro dos Portos da Cordialidade, o destino é a Pousada Parque das Gabirobas, localizada em Roncador na região turística do “Entre Matas Morros e Rios”, do Empreendedor Mariano Machado.
Esta propriedade a conheci antes dos cursos do SENAR, quando fui convidado para colaborar na criação do projeto na propriedade rural Fazenda Praiana, cujo nome evidencia a paixão do seu proprietário pelo Santos de Pelé e Cia.
Uma área de terras de 25 alqueires foi destinada ao Turismo.
O meu desafio foi achar um nome turístico, e que fosse para todas as torcidas.
Caminhando me encantei com um bosque de árvores nativas e perguntei – qual o nome? Gabirobeiras respondeu o Mariano, o que iluminou o processo criativo e assim disse, já sei:” Pousada” é o que você quer, “Parque” pela extensa área e “das “Gabirobas” pelo valor de um bem silvestre, reforçando o compromisso pela Natureza. Nascia o nome!
Para maior conforto as edificações são dispostas em blocos separados, com suítes e apartamentos, o que proporciona mais privacidade. Como alternativa, algumas Casas da Fazenda foram revitalizadas, como opção para famílias maiores. Amplo restaurante para as refeições e os cafés.
Na agenda gastronômica pratos da culinária rural e o tradicional “perohê”, inspirado na cultura ucraniana que predomina no município de Roncador.
Chama atenção os diferentes produtos da fruta gabiroba, tais como: molho de carnes, licor, suco, sorvete e doces. Existem mais de 1000 pés de Gabirobas na Fazenda Praiana, dos quais mais de 300 na área destinada ao Turismo, o que dá o título de Rei das Gabirobas ao empreendedor Mariano Machado.
Ah e a época das frutas? Ficam maduras nos meses de novembro e dezembro, quando o turista pode degustar colhendo no pé ou saboreando ao longo do ano, na forma de polpa processada e armazenada.
Trator-Carreta com assentos, charretes e cavalos, trilhas no mato, tirolesa, bóia-cross no rio, banhos em cachoeiras e pesca nos tanques, fazem a alegria da turma.
Uma curiosidade, todos os anos no Reveillon é proibido soltar fogos, pois assim se presta uma gratidão aos pássaros e animais silvestres, que fazem o encanto dos turistas o ano todo.
Tem ainda galpão de jogos, salão de eventos e piscinas. E as interligações entre as partes é toda em calçamento de pedras, as quais são obtidas na propriedade e talhadas pelos marrueiros da comunidade.
A singularidade dos atrativos de fé e espiritualidade como o Memorial do Monsenhor, as Réplicas das Igrejas dos Padroeiros São Pedro e São Nicolau, o legado dos Pinheiros Gêmeos e o Olho D’água do Monge João Maria, dão a ambientação para reflexão espiritual.
A Pousada Parque das Gabirobas se orgulha pelo jeito de acolher, cultivando o bem-estar e a segurança sanitária. Confira!!!
O mais importante de tudo, nestes três empreendimentos é o capital de amizade construído pela cordialidade, pois quem antes na chegada era desconhecido, graças a convivência torna-se amigo e deixa sempre saudades
Visite o site www.turismoregional.com.br organizado pela RETUR-Rede de Turismo Regional.
Jacó Gimennes, 67 anos, Fundador da RETUR, Presidiu a Paraná Turismo, dedica-se a Cultura do Desenvolvimento pelo Turismo e Coordena o Instituto Prosperare