Fraiburgo nos encanta com suas belezas naturais proporcionadas pelo Parque Ecológico René Frey, a famosa Casa do Turista
Com 50 hectares de mata nativa, preservadas com árvores centenárias, possui diversas plantas ameaçadas de extinção, entre elas o famoso xaxim e a imbuía.
O Parque é aberto para passeios, caminhadas, piqueniques e sessões de fotos. É um dos principais pontos turísticos da cidade, tem 60% do seu trabalho voltado para a área de educação ambiental, atende as escolas da região. As municipais de Fraiburgo são recebidas de forma gratuita.
O parque possui a oitava maior araucária do Brasil, e nessa trilha conhecemos a árvore mais alta que está na 23° posição do Brasil
Ela possui 35,5 metros de altura, está ameaçada de extinção e é considerada no grau: Perigo crítico. Sua origem vem da família Araucariaceae, seu nome popular: Pinheiro Brasileiro, ou Pinheiro-do-Paraná. Quando cai devido a condições naturais é utilizada em móveis, forros, ripas, construções, celulose. Ornamental em parques e grandes jardins, suas sementes são alimentícias para pássaros, com grande importância ecológica serve ainda de alimento para a fauna e como restauração ecológica.
Nesta trilha é possível conhecer a capela, projetada pelo arquiteto Rubens Meister, em fevereiro de 1986, suas paredes são de pedra e ferro, e o seu forro sem pregos, somente madeiras sobrepostas, a ideia é que ela casa-se num ambiente natural.
Esta árvore não foi possível identificar sua idade exata,
então foi marcado com acontecimentos históricos
Texto e fotografias: Dani Fotografias