O evento foi uma proposta pelo deputado estadual Ivan Naatz – Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu na noite desta quarta-feira (6) uma sessão solene em homenagem aos 37 anos da Oktoberfest de Blumenau. O evento aconteceu no Parque Vila Germânica, em Blumenau, e foi proposta pelo deputado Ivan Naatz (PL). Além de autoridades e homenageados, a programação teve a participação da banda municipal e das soberanas Sasha Benner Bauer (rainha), Giane Prochnow (1ª princesa) e Franciele Aline Schwanke (2ª princesa).
De acordo com Naatz, a homenagem é o reconhecimento do Poder Legislativo às personalidades que fizeram parte da importante trajetória da Oktoberfest e à contribuição e ao trabalho dedicado àquela que é considerada a maior festa alemã das Américas.
“Nós que nascemos aqui conhecemos muito bem a festa. Pude presenciar momentos importantes e marcantes. Centenas de pessoas e autoridades auxiliaram na organização das festas. É um ato simbólico de gratidão. É importante relembrar todos que já contribuíram para a festa.”
O deputado ainda agradeceu ao presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), e aos servidores do cerimonial da Assembleia Legislativa pela dedicação e competência na organização das homenagens.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), parabenizou o deputado autor da homenagem. Disse que a festa é um marco para o município e para Santa Catarina. “A Oktoberfest representa a característica da população de Blumenau e fez surgir cervejarias, bandas, grupos folclóricos, entre outros.”
Segundo ele, a programação acaba contemplando e envolvendo 60 segmentos do município e movimentando aproximadamente R$ 250 milhões. “É a cidade de Blumenau que é a propulsora da maior festa das Américas, que é a Oktoberfest”, destacou o prefeito.
O ex-prefeito de Blumenau Dalto dos Reis, que iniciou a festa em 1984, discursou em nome de todos os homenageados. Disse que a homenagem representava um dia memorável para ele.
Conforme Reis, para iniciar a organização da festa, foram enviados representantes para a cidade de Munique, na Alemanha, onde a Oktoberfest já vinha acontecendo há aproximadamente 200 anos.
“A primeira edição estava programada para iniciar em 1983, mas a enchente daquele ano fez com que tivéssemos que cancelar. Iniciou sob muita desconfiança, mas acabou transformando-se num grande sucesso. Sem dúvida, o maior suporte para o sucesso da festa é o povo de Blumenau que soube abraçar e valorizar o evento”, enfatizou o ex-prefeito.
Homenageados:
- Mário Hildebrand, atual prefeito de Blumenau
- Dalto dos Reis, ex-prefeito
- Fernanda Schramm e Flávia Schramm da Rocha, filhas de Emílio Schramm
- Ingo Penz
- José Carlos Oechsler
- Luiz Cé, Vovô Chopão
- Nerino Furlan
- Marcelo Greuel
- Major Márcio Alberto Filippi
- Develon da Rocha
- Ellen Budag
- Hilário Torresani
- Tenente Coronel Artur Cameu Júnior
- Jota Pê Grunes
- Juliano Mendes
- Luiz Sílvio Cordeiro
- Maria Teresinha Erbs
- Paulo Sérgio de Almeida
- Rikobert Doring
- Rodrigo Marchetti, delegado regional de Polícia Civil
- Rosangela Tschumi
- Valmir Zanetti
- Pedro Antônio Holzmann Nunes, neto do Antônio Pedro Pereira Nunes (em memória)
- Wolf Letzow, filho de Harold Letzow (em memória)
- Milton Fiedler, filho de Oswaldo Fiedler (em memória).
Fonte: Assessoria de Imprensa Alesc