Escola de Samba Aliança de Joaçaba/Foto: Bom Dia SC
Escola de Samba Aliança de Joaçaba/Foto: Bom Dia SC

O Carnaval, sem Carnaval

Pelo que aponta o calendário, estamos em pleno Carnaval. Mas a realidade sanitária do país (e do mundo) nos impõe um quadro diferente. Desde a virada do Século 19 para o 20, tivemos Carnaval todos os anos em território brasileiro.

Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale de Joaçaba/Foto: Bom Dia SC

A festa chegou no Século 16, quando os portugueses trouxeram para cá o entrudo. Pelo que se sabe, essa será a primeira vez que não se realizará em nenhum dos seus segmentos. Os registros históricos revelam que, em 1892, o ministro do Interior tentou transferi-la de fevereiro para junho, argumentando ser aquele mês mais adequado porque fazia frio e haveria menos problema com o lixo resultante.

Escola de Samba Unidos do Herval de Herval d’ Oeste/Foto: Bom Dia SC

No formato de então, as pessoas saíam às ruas fantasiadas para se atacarem com farinha, água, limões de cheiro e até dejetos humanos, deixando por onde passavam um malcheiroso rastro. 

O Carnaval, além de festa popular muito ao gosto do brasileiro, é fonte de renda a milhares – talvez milhões de pessoas – que montam e atuam em bloco, escolas de samba, desfiles e bailes. Movimenta o turismo e a economia das localidades onde os eventos ocorrem.

A não realização representa frustração de ganhos. Mas os protocolos sanitários, que proíbem a aglomeração e estabelecem o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, inviabilizam os acontecimentos carnavalescos, onde a interação entre os participantes é total.

Escola de Samba Vale Samba de Joaçaba/SC/Foto: Bom Dia SC

Por mais vontade que tenham, os foliões e aqueles que têm no Carnaval sua fonte de renda, precisam compreender o momento extraordinário. E que em 2022 possamos ter o melhor Carnaval de todos os tempos.

Com informações Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias