Au-Amo-Maripá-1

Maripá – Cidade das Orquídeas

No oeste do Paraná, localizado entre os municípios de Toledo e Palotina encontra-se Maripá, município com 6.000 habitantes, cujo nome foi criado com a junção das iniciais da Colonizadora Madeireira Rio Paraná.

Portal de Mari

Tem economia forte baseada na produção de grãos e produção animal, com destaque na piscicultura e a singularidade da orquideocultura. E apresenta nível de desenvolvimento social diferenciado com IDH de 0,758.

Tanques de Piscicultura

A paixão comunitária pelas orquídeas, teve a inspiração em um desfile cívico ,onde chamou atenção a valorização das orquídeas, daí surgiu a ideia de fixar exemplares da variedade “olho de boneca”, inicialmente nas árvores do colégio, com a receptividade do movimento de voluntários , o processo foi ampliado para as árvores da Praça Central e depois nas vias públicas.

Este processo priorizou ações do poder municipal, com engajamento da comunidade, dando início a formação de uma identidade com a imagem de Maripá, como a Cidade das Orquídeas (reconhecida mais tarde em Lei Estadual, cujo projeto teve minha redação) e com mais de 300 mil orquídeas em suas árvores públicas.

Orquídeas “Olho de Boneca”

A motivação pelo embelezamento, resultou em ideia de negócios e hoje Maripá tem muitos empreendedores em um Arranjo Produtivo de Orquídeas, com venda o ano todo e com locais de visitação, para os grupos que fazem Turismo Rural em Maripá.

O grande marco que foi um verdadeiro “divisor de águas”, surgiu com a criação da Festa das Orquídeas sempre no penúltimo final de semana do mês de agosto, época que a cidade ostenta as maravilhas das orquídeas “olho de boneca” em traje de gala, florindo nos quatro cantos da cidade.

Parque de Eventos de Maripá

Com o atrativo maior das orquídeas, Maripá explora o Turismo Rural, integrando visitação aos orquidários, acolhida gastronômica e venda de artesanatos, com mostra de tratores voadores e dos aprendizados técnicos na produção de peixe.

Os atrativos dos tratores e dos peixes tem também seus grandes eventos, como o Arrancadão dos Tratores no aniversário da cidade e a Festa dos Peixes, que coincide com a Festa das Orquídeas.

Arrancadão de Tratores Voadores

Os segredos desse povo vencedor estão na educação,
no trabalho, na poupança e na fé

Ah! É imperdível conhecer o Cristo Negro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, algo inusitado em terra de forte presença de alemães, que mostra a visão humanista de superar a discriminação racial desde a Campanha da Fraternidade de 1988.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima / atrativo Cristo Negro

Para saber mais, acesse http://www.maripa.pr.gov.br e  programe sua viagem para conhecer  e vivenciar este tesouro do Paraná Turístico, onde uma pequena cidade se fez e se faz pujante pela sua gente, sendo um exemplo do que se pode fazer no interior brasileiro, motivado pelo interesse turístico.

Maripá tem 06 orquidários, a saber: Água da Figueira, Água Raio do Sol, Dobler, Elisa, Maripá e Sanga Primavera. O que era no início um hobby, virou um grande negócio, não só para produzir e vender, como funcionar, em uma verdadeira rede de atrativos turísticos e de acolhida para intercambio técnico.

Jacó Gimennes, 67 anos, Fundador da RETUR, Presidiu a Paraná Turismo (2015 a 2018), dedica-se a Cultura do Desenvolvimento pelo Turismo, Coordena o Instituto Prosperare e colabora como Diretor Adjunto da ABAV-PR.

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias