Templo Budista Jodoshu Nippakuji
Templo Budista Jodoshu Nippakuji

Maringá, Maringá – o seu próximo destino!

O que nos leva a conhecer um lugar? O que nos move a um destino?
Duas perguntas que terão como resposta os 07 motivos para você programar e vir viver nossa Maringá!

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Glória

Um município singular e predominantemente urbano, que polariza todo o noroeste do Paraná, com a região turística Corredores das Águas.

Maringá é fruto da colonização estratégica da Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná, que reuniu o que se tinha de melhor na década de 40, com o desenho de avenidas e praças, os  “pulmões verdes” representados por duas reservas da mata original, a ocupação rural com foco nos sítios, a atração da força da brasilidade e de etnias, para aqui sonhar e trabalhar, a alta fertilidade do solo e do marketing pela escolha do nome da cidade inspirado na canção “Foi numa leva que a cabocla Maringá….” do ícone da música brasileira do saudoso Joubert de Carvalho.
Passados seus 73 aninhos, Maringá segundo a Revista Exame, sempre se destaca quando se aborda qualidade de vida e ambientes de negócios.
Uma população estimada pelo IBGE em 450.000 habitantes, cresceu só no último ano em mais de 6.000 habitantes, sendo a terceira do Paraná, mas que nas relações população X estrutura X serviços se destaca como líder em qualidade de vida.
Aquilo que é bom para os maringaenses, passa a chamar atenção do público de viagens para aqui turistar e conferir o fenômeno de Maringá.

Se você gosta de Verde…

Maringá é conhecida como Cidade Verde pelo valor dedicado a arborização, unindo sustentabilidade & beleza em suas ruas, avenidas e praças.
Possui três grandes áreas verdes, sendo duas públicas e imaginadas para serem os “pulmões” da cidade. Detalhe, isto de maneira visionária nos anos 40. A terceira área do Horto Florestal, pertencendo ainda a companhia colonizadora.

Vista aérea do Parque do Ingá, um dos “pulmões verdes” – Foto: Luiz Neto

Se você gosta de Canção….
Maringá é conhecida como Cidade Canção, sendo realizadora a décadas do FEMUCIC – Festival da Música Cidade Canção, realizado pelo SESC-PR em parceria com o Município e apoio da Universidade Estadual de Maringá, é considerado patrimônio cultural de Maringá.
O piano de Joubert de Carvalho, autor da canção Maringá, foi trazido para Maringá e tem valor cultural e histórico.
Com Escolas de Música de diferentes gêneros. Cantores que encantam na noite, Maringá energiza a alma, pelo canto e  seus encantos.

Se você valoriza Saúde & Bem Estar…

Maringá se orgulha dos seus Cursos Superiores na área, o conjunto de Hospitais e Clínicas Especializadas oferecem serviços da melhor qualidade e isto proporciona condições para o Turismo de Saúde, daquilo que transborda do destinado a população local e regional.
Com o ar renovado pelos milhares de arvores da Cidade Verde, Maringá tem no Bem Estar um selo próprio de acolhida turística.
Um detalhe, Maringá foi uma das primeiras cidades a se preparar para enfrentar a pandemia do Covid 19, com medidas adotadas pela Prefeitura Municipal em 20/03/2020 e com rígido monitoramento na flexibilização gradual.

Pista externa de caminhada no Parque do Ingá com florada de ipês

Se você valoriza o cultivo da Fé & Religiosidade…

Maringá se orgulha de uma convivência ecumênica entre os diferentes ritos, oferecendo roteiros com guias especializados para a cultura católica e para o inter-religioso. E bem como, todo dia 22 com a programação especial do Santuário Santa Rita de Cássia
Maringá tem um dos mais emblemáticos monumentos arquitetônicos da Fé que abriga a sua Catedral com 124 metros de altura, dos quais, 10 metros com sua cruz. O diferencial está na forma de um cone de concreto, inspirado na nave espacial Sputinik, pelo saudoso Bispo Dom Jaime Luiz Coelho.

Templo Budista Jodoshu Nippakuji

Se você investe em Estudos & Intercâmbios….

Maringá é sede de inúmeras universidades e faculdades, com cursos de graduação, mestrados e doutorados, dos congressos técnicos e dos cursos de extensão, que despertam nas pessoas o plano de aqui virem estudar e se aperfeiçoarem nos diferentes campos do saber. Inclusive com a Universidade da Terceira Idade.
Maringá é uma fonte de aprendizados com suas diferentes cooperativas, por isso se orgulha em ser a Capital Nacional do Associativismo.
A estrutura de conhecimento do CODEM-Conselho de Desenvolvimento de Maringá, com sede na Associação Comercial, traz semanalmente comitivas e grupos de todo o Brasil para o Turismo de Intercâmbio, em Gestão do Desenvolvimento pela modelagem público-privado.     

Campus sede da  Universidade Estadual de Maringá

Se você busca Negócios….

Maringá oferece a liderança em Agronegócios potencializando o campo pela força da cultura e prática cooperativista, a diversidade do comércio e a tecnologia da informação, como um dos principais centros produtores do país. Maringá orgulha-se de ser promotora da EXPOINGÁ – Feira Agropecuária top brasileira e com dimensão internacional.

Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro – EXPOINGÀ

Se aprecia a produção da Moda & Vestuário…

Maringá tem o maior número de Shoppings Atacadistas de Moda, cuja lojas comercializam famosas grifes do vestuário. O movimento de excursões de compristas incrementa o Turismo de Negócios com compras no atacado. Maringá é referência para o Brasil.
E por ser sede da maior produção da sericicultura, tem na seda o glamour para a moda e decoração, com os produtos da Fábrica/Loja Casulo Feliz, que agrega valores solidários no dia a dia de seus negócios.

Tear do Casulo Feliz

Se você quer compreender como estes motivos se integram, a explicação está no jeito Ingá Cultural, que dá base a toda esta dinâmica cidade, onde confirma o que gosto de afirmar “que não existem outras Maringás”, pois Maringá é única.

A cultura maringaense adotou a rede de lanches em calçadas urbanas tipo “cachorrão”, onde foi inventado a opção do “lanche prensado” e que ganhou o reconhecimento por Lei Municipal.

Some a isto toda magia dos bares, botecos & restaurantes com seus produtos e serviços da gastronomia, que vão complementar todos os motivos já enunciados. As etnias, com destaque a Colônia Japonesa com o Parque do Japão, com o Templo Budista e o seu Festival Nipo Brasileiro, promovido, pela ACEMA-Associação Cultural e Esportiva de Maringá.

A força do Ingá Cultural gerou as locomotivas dos eventos com a Maringá Encantada, dos atrativos natalinos e a FLIM-Festa Literária de Maringá, que movimenta de escritores e editoras, livrarias, intelectuais e público de todas as idades.

 Maringá Encantada, com vista da Catedral

Para saber mais, recomendamos os sites:
www.maringa.pr.gov.br
www.turismoregional.com.br
www.maringacvb.com.br

E o mais importante depois de curtir e desfrutar Maringá, você poderá dar uma esticada e conhecer o nosso litoral das águas doces, com suas praias naturais, em Porto Rico, Porto São José e Porto Maringá.
Nestas considerações, procurei mostrar um processo que está mudando nossa Maringá Turística como Destino Inteligente, com excelentes perspectivas  de crescimento, graças aos  trabalhos em curso com o Planejamento Estratégico, realizado pela Governança do Turismo, com a orientação do SEBRAE-PR, sempre com olhar em Maringá 2047 – Ano do Centenário. Venha conferir    

Por: Jacó Gimennes, 67 anos, Fundador da RETUR, Presidiu a Paraná Turismo, dedica-se a Cultura do Desenvolvimento pelo Turismo e Coordena o Instituto Prosperare. 

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias