Lançamento da 39ª Oktoberfest apresentou as novidades para a edição de 2024/Foto: Daniel Zimmermann
Lançamento da 39ª Oktoberfest apresentou as novidades para a edição de 2024/Foto: Daniel Zimmermann

Lançamento da 39ª Oktoberfest apresentou as novidades para a edição de 2024

O evento marcou os 100 dias para o início da festa e homenageou as pessoas que fizeram parte da história da Oktoberfest Blumenau

A 100 dias para a maior festa alemã da Américas, na noite desta terça-feira, dia 2, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, promoveu um evento para anunciar as novidades da 39ª edição da Oktoberfest Blumenau, na noite desta terça-feira (2). Além de destacar as atrações, o evento foi marcado por homenagens às pessoas que fizeram parte da história da festa, que neste ano completa 40 anos.

Além dos homenageados, que vão desde antigos prefeitos a pessoas que fizeram parte da organização e comissão da festa, jornalistas, influenciadores, autoridades e demais convidados conheceram as novidades desta edição. A solenidade foi comandada pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e pelo secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, e contou com a presença do secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva.

Como primeira novidade, este ano teremos o 1º concerto na história da festa, com quatro apresentações da Orquestra da Câmara de Blumenau na Oktoberfest, nos dias 13, 16, 21 e 24 de outubro. O prefeito fez questão de lembrar da importância da festa para a cidade e para o Estado. “A Oktoberfest é mais do que uma festa de Blumenau, é um evento de Santa Catarina e do Brasil. Somos a segunda maior festa alemã do mundo e queremos reforçar a marca de Blumenau como a cidade dos grandes eventos”.

Outra novidade, é o reconhecimento facial. A festa irá utilizar o sistema de acesso nas catracas por reconhecimento facial, sendo o primeiro evento cultural, entre os maiores do Brasil a fazer isso. O sistema é o mesmo utilizado no Allianz Parque e na MRV Arena.

A 39ª Oktoberfest, terá um programa de eficientização energética, conforme anunciou o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel/Foto: Daniel Zimmermann
A 39ª Oktoberfest, terá um programa de eficientização energética, conforme anunciou o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel

A terceira novidade desta edição, é a Central de Acolhimento, onde a festa terá profissionais especializados para acolher e atender demandas dos nossos visitantes no âmbito de assistência pessoal durante o evento. Para Greuel, esta ação se faz importante para mostrar que a festa é para todos. “Sabemos que cada visitante da Oktoberfest é único, e é por isso que nos dedicamos a oferecer um serviço personalizado a todos. Nosso objetivo é que cada um que vier para a festa se sinta não apenas bem-vindo, mas também seguro e bem cuidado.”

Por fim, a 39ª Oktoberfest, terá um programa de eficientização energética, diagnóstico esse feito pela Veolia, líder mundial em eficientização energética, sobre consumo de água e energia elétrica, eficiência dos aparelhos de ar condicionado e qualidade do ar no evento, por meio de painéis dashboard disponível ao público.

O acesso dos pets à festa, o Pet Friendly, continua de forma ampliada de segunda a sexta, até 18h. Outra ação que também irá continuar é a Terça Grátis, aumentando para seis dias gratuitos na festa.

A noite também foi marcada pela apresentação da nova cenografia dos setores do Parque Vila Germânica, que neste ano buscam celebrar a tradição cervejeira de Brasil e Alemanha e enaltece a força da marca que atravessou o tempo brindando aos melhores outubros desde 1397.

O evento foi finalizado com um brinde entre as autoridades e patrocinadores presentes. Após, o clima de Oktoberfest tomou conta com a apresentação da banda Champagne.

A Oktoberfest não é apenas um evento, é uma celebração que se tornou parte da cultura e tradição em Blumenau/Foto: Daniel Zimmermann
A Oktoberfest não é apenas um evento, é uma celebração que se tornou parte da cultura e tradição em Blumenau/Foto: Daniel Zimmermann

Sustentabilidade

A sustentabilidade seguirá sendo uma bandeira do evento, com a ampliação das ações. Na edição do ano passado, além do compromisso com o plantio de 6,5 mil novas árvores, com a recuperação de uma área de 140 mil metros quadrados, foi recolhido 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica e valorizou 100% do lixo gerado na festa. Durante o evento foram recolhidos 128,91 mil toneladas de resíduos, além da coleta de 2.060 litros de óleo das cozinhas do evento.

Oktobershop

No início deste ano foi assinado o contrato de licenciamento, com duração de 10 anos (120 meses), entre a Prefeitura de Blumenau e o consórcio formado pelas empresas Imply e Ispartner. Com este novo contrato de licenciamento, a Oktoberfest Blumenau reafirma o compromisso com a qualidade, a tradição e a diversão, proporcionando uma experiência memorável para todos os seus visitantes e celebrando a cultura alemã com ainda mais vigor e autenticidade.

A Oktoberfest não é apenas um evento, é uma celebração que se tornou parte da nossa cultura e tradição. “O registro da marca assegura que tenhamos o direito exclusivo de usar e proteger o nome Oktoberfest, impedindo que outras entidades usem de forma indevida algo tão significativo para nós e para todos que participam e apoiam esta festa”, comenta Marcelo Greuel.

Acessibilidade

A 39ª Oktoberfest vai manter as ações em prol da acessibilidade, principalmente aos cadeirantes, como a disponibilização de cadeiras de rodas elétricas, totens interativos para orientação e transporte para cadeirantes. Este serviço será feito mediante agendamento para cadeirantes, que serão buscados em casa para a festa e depois serão levados em segurança de volta.

“Somos a única cidade do Sul do Brasil com uma secretaria voltada ao atendimento à pessoa com deficiência e paradesporto. Por isso, temos a obrigação de tornar a Oktoberfest a festa mais inclusiva, uma festa para todos”, afirmou Hildebrandt.

O evento foi marcado por homenagens às pessoas que fizeram parte da história da festa/Foto: Daniel Zimmermann
O evento foi marcado por homenagens às pessoas que fizeram parte da história da festa/Foto: Daniel Zimmermann

Cenografia Oktoberfest

Os quatro setores do complexo terão seus nomes mantidos: o primeiro Munique, o terceiro Blumenau, unidos pelo segundo Spaten, mostrando a conexão entre Brasil e Alemanha por meio da cultura cervejeira. Por fim, o quarto setor, Spaten Platz, espaço das atrações tradicionais e da velha guarda. Do histórico ao contemporâneo, o conceito cenográfico leva os visitantes da festa a uma viagem, cuja narrativa traz como foco principal a força em suas diversas interpretações, e como essa força atravessa os séculos, construindo o mundo que conhecemos hoje.

História, experiência e legado. Essas são as heranças de anos da cultura alemã que fortalecem ainda mais as características do espaço, evidenciando as raízes germânicas da região e enriquecendo a autenticidade do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Muncipal de Blumenau

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias