Rota do Enxaimel de Pomerode conquista prata no Prêmio Nacional do Turismo realizado pelo Mtur
Rota do Enxaimel de Pomerode conquista prata no Prêmio Nacional do Turismo realizado pelo Mtur/Foto: Carlos Alves

Jorge Seif apresenta projeto para instituir a Rota Turística do Enxaimel em Pomerode

O senador Jorge Seif (PL- SC) apresentou projeto de Lei (PL 5814/2023) para instituir a Rota Turística do Enxaimel em Pomerode, Santa Catarina. O município é conhecido por conter a maior concentração, fora da Europa, de casas feitas usando a técnica de construção enxaimel.

“O nosso objetivo com esse projeto, além de facilitar o acesso a programas federais para fomentar essa rota turística, é promover o crescimento econômico e valorizar os bens naturais e culturais dessa belíssima região do nosso estado”, justificou Seif.

Senador Jorge Seif apresentou projeto de Lei (PL 5814/2023) que institui a Rota Turística do Enxaimel em Pomerode.
Senador Jorge Seif apresentou projeto de Lei (PL 5814/2023) que institui a Rota Turística do Enxaimel em Pomerode

O Enxaimel é uma tradicional técnica de construção de origem europeia, na qual uma estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com pedras, tijolos ou taipa e que ainda está muito presente em Santa Catarina.

Em especial, a origem e a concepção da Rota do Enxaimel remontam ao bairro do Testo Alto, em Pomerode. Em 2002, a Prefeitura de Pomerode teve a iniciativa de nomear as principais ruas do bairro com termos que evocassem as características das casas, dando origem ao que conhecemos como “Rota do Enxaimel”.

De acordo com a Associação da Rota do Enxaimel, o destino engloba cerca de 50 residências edificadas no estilo arquitetônico alemão, dispostas ao longo de um trajeto que abrange aproximadamente 16 quilômetros.

A região foi oficialmente reconhecida e tombada pelo IPHAN e desde 2021, a Rota do Enxaimel destaca-se como o único destino brasileiro mencionado na prestigiosa lista de melhores vilas turísticas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A Rota do Enxaimel tem impulsionado o turismo de toda a região e desempenhando um papel crucial na preservação das tradições da agricultura familiar e da herança cultural dos nossos antepassados. Por isso, queremos fortalecer ainda mais a riqueza dessa cultura local”, falou o senador catarinense.

Em 2023, a rota conquistou mais um reconhecimento ao receber a medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, promovido pela World Travel Market – WTM, uma das maiores organizadoras de feiras do setor em todo o mundo.

Fonte: Agência Senado

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias