Evento cresceu 64% em relação a 2020 e apresenta tendências ao segmento do turismo
Nesta quinta-feira (4) inicia mais uma edição histórica do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. A solenidade de abertura acontece no Palácio dos Festivais, a partir das 18h30. Haverá controle de acesso ao local e apresentação obrigatória do comprovante vacinal, uso de máscara e utilização de álcool em gel.
Com cerca de 8 mil inscritos, o evento segue nesta sexta e sábado (dias 5 e 6) no Serra Park com o Meeting e Feira. Com mais de 1700 marcas em exposição e mais de 20 representações internacionais, em uma área construída de 22 mil metros quadrados, a organização do evento destaca que houve um crescimento em 64% com relação ao ano passado.
“No início do ano estimamos superar 2020. No decorrer de 2021, mesmo com todas as adversidades, sentimos o interesse dos destinos e marcas a se mostrarem para este novo momento, mas nunca imaginamos dobrar 2020. O mercado está disposto, está forte, mas inseguro quanto ao caminhar, saber para onde vai”, destaca Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris Gramado.
A organização frisa que está cumprindo todas as normas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, conforme o decreto assinado em 1º de outubro de 2021, e orientações da Vigilância em Saúde de Gramado.
Era da Transformação
Sob o novo conceito, a Era da Transformação, o evento apresentará uma área de conteúdos com mais de 20 personalidades empresariais, com o objetivo de auxiliar o trade neste momento de transformação de cada negócio e o futuro pós-pandemia. Nos dias 5 e 6 as atividades se concentram no Serra Park. O período da manhã será direcionado para a parte de conteúdo com o Meeting Festuris que receberá palestrantes como John Rodgerson (Azul), Ronaldo Santini (Secretário de Turismo do RS), José Galló (Lojas Renner), Elói D’avila (Flytour) e Marcelo Cohen (Befly – Belvitour e Flytour), Samuel Lloyd (Urbia e Mineirão),
Aldo Leone (Agaxtur) e Jovane Guissone (esgrimista paraolímpico).
À tarde, o trade se encontra para realizar bons negócios na feira, e com o objetivo de facilitar as negociações em dois intensos dias. Em 2021, o destaque é para o Espaço Green & Experience. A temática é toda voltada à sustentabilidade (também um dos pilares do evento), reunindo assim expositores com essência voltada ao meio ambiente e experiências como um todo. Entre os espaços também estão o LGBT que terá novo envelopamento e contará com ambientação inspirada no Tibet e com ações que vão representar mensagens Budista.
Como tendência, os clientes vêm buscando mais experiências inéditas e inesquecíveis e, com base nisso, o mercado de luxo tem acentuado a procura desde 2020. A mostra disso é que o 33º Festuris ampliou a área do Espaço Luxury. Junto à consolidada área, também será apresentada a Collection Wedding. O espaço Business & Innovation abrange diversos segmentos do turismo, dentre eles o corporativo e tecnologia aplicada para o turismo, em um espaço estilo coworking.
Mentorias
Nas mentorias, que acontecem no período da tarde, serão destacadas abordagens para os movimentos do mercado no pós-pandemia, além de estudos futuros. Especialistas em assuntos como finanças, marketing, gestão, hospitalidade, tecnologia, turismo e inovação estarão à disposição de um seleto número de pessoas para conversar e trocar ideias. Para participar, é preciso se credenciar no evento e realizar inscrição prévia no aplicativo Festuris, as vagas são limitadas.
“Nós, enquanto agentes transformadores no nosso Estado, temos uma grande preocupação em oferecer conteúdo e capacitação ao trade turístico. Todos passamos por grandes dificuldades no último ano, e buscar conhecimento para se transformar é de suma importância. Nós temos essa missão”, ressalta Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.
Programação Meeting
Dia 5
9h15 – O que está por vir? “Desafios da retomada e o futuro” – John Rodgerson – Diretor Presidente da Azul S.A.
Participação especial – Ronaldo Santini – Secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul
10h00 – E quando vierem outras crises? “Encantar o cliente vence qualquer crise” – José Galló – Presidente do Conselho Administrativo das Lojas Renner –
10h25 -O que você sabe? “O turismo na nova economia” – Ana Clevia – Sebrae Nacional – Coordenadora de Turismo na Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional
10h50 – Flash Keynote – “Como a crise pode gerar novos caminhos e clientes” – Richard Abbade – Diretor na On Time Seguro Viagem
11h05 – “Deixar morrer ou transformar? A união empresarial como meio de retomada do crescimento dos negócios” – Ines Melo – Diretora na Stanfer Viagens e Turismo e administradora do Grupo UNAV
Dia 6
9h15 – Você está preparado para a transformação? “Empresas Humanas – A Nova Fronteira Dos Negócios” – Eloi D’Avila – Fundador da Flytour Viagens e Marcelo Cohen – CEO da BeFly (Belvitur e Flytour)
10h00 – Quais mudanças urgentes são consequências do atual cenário pós pandemia? “Propósitos transformadores mudam pessoas, empresas e o mundo” – Samuel Lloyd – Diretor Comercial na Urbia Parques e Estádio Mineirão
10h25 – Empresas tradicionais conseguem inovar? “Os desafios da continuidade no mercado em constante transformação” – Aldo Leone – Presidente da Agaxtur Viagens
10h50 – Flash Keynote – “Emocionar pessoas – um novo propósito para os negócios” – Victor Almeida
11h05 – Firsite Chat: O Poder da Determinação “A lição de um atleta medalhista paralímpico que inspira empreendedores” Jovane Guissone – Medalha de Ouro (2012) e Prata (2021) na Esgrima nos Jogos Paralímpicos
Programação Mentorias
*Para participar das mentorias é preciso inscrição prévia por meio do APP Festuris. As vagas são limitadas
Dia 5
14h30 – “Planejamento Financeiro para Negócios” – Marcus Leandro Ourique Pinheiro – Gerente do ciclo de crédito da Sicredi Pioneira.
14h30 – “Gás Natural – benefícios ambientais, de mobilidade urbana e econômicos” – Otto Fonseca Cardoso, Coordenador de Novos Negócios na Técnica Sulgás
15h30 – “Do produto ao turismo – como a experiência de visitação pode impulsionar marcas” – Marçal Duarte Velho – Diretor da Vitivinícola Jolimont
15h30 – “RS : Uma retomada, um novo momento, um novo conceito” – Cláudia Mara Borges – Diretora de Turismo da Setur
16h30 – Como captar recursos para novos projetos – Alexander Leitzke – Gerente de Planejamento e coordenador do Programa BRDE LABS no RS
16h30 – Gestão de Projetos na Administração Pública – estratégia, estruturação e captação
Germano Jünges – Secretário de Governança de Gramado
Dia 6
14h30 – “Preço x Valor – Os Desafios da Precificação” – Altemar Moraes – Consultor Empresarial e Sócio na empresa Master Assessoria Empresarial Ltda (BRDE)
14h30 – “Planejamento Financeiro para Negócios” – Marcus Leandro Ourique Pinheiro – Gerente do ciclo de crédito da Sicredi Pioneira.
15h30 – “A gana de vencer – De mestre de obras a um grande empreendedor do chocolate e do entretenimento.” Valdir Cardoso – Fundador e proprietário da “Florybal Chocolates”
15h30 -“A Revolução da Hospitalidade – Tecnologia e Inovação como diferenciais na hotelaria” – Gabriela Schwan – CEO da Rede Swan Hotéis no Brasil e CEO da Founder Swan (Portugal Collection)
16h30 – “A Visão Holística Para O Novo Você E Suas Relações” – Jorge Kralik – Diretor da Ciclo Estratégias de Marketing, Cursos e Eventos
16h30 – “Turismo Rural – experiências que dão certo” – Pedro Henrique Bertolucci – Dono da propriedade Parque Olivas de Gramado e ex-prefeito de Gramado.
Programação sujeita a alteração – Mais informações sobre a 33ª edição acesse: festurisgramado.com.
Serviço Festuris Gramado
Solenidade de Abertura (Palácio dos Festivais) – dia 4 (obrigatório apresentação do comprovante vacinal) – portas serão abertas às 18h30 para acomodação do público mediante normas de distanciamento e sanitárias
Meeting (Serra Park) – dias 5 e 6 (das 9h às 12h)
Feira (Serra Park) – 13 às 20 horas (dia 5) 13 às 20 horas (dia 6)
Mentorias (Serra Park) – período da tardePara participar: credenciamento on-line R$249,00, no local o valor será R$299,00www.festurisgramado.com
Fonte: Assessoria de Imprensa