O lançamento da 6ª edição do Festival Nacional da Truta (Fenatrura), ocorreu na última quarta-feira de agosto (31), em Urubici, junto ao Eco Parque Cachoeira do Papuã, autoridades regionais dos municípios serranos, gestores do turismo regional, empresários, imprensa entre outros convidados, prestigiaram o evento.
Festival da Truta acontece até 02 de outubro
A Fenatruta acontece até o dia 02 de outubro, os moradores e visitantes de Urubici e de Bom Retiro poderão saborear os mais diferentes pratos com petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta, um peixe de água doce rico em ômega 3. Neste ano, o Festival Nacional da Truta reúne nove estabelecimentos.
Anfitriã da cidade que sedia o evento, a prefeita de Urubici, Mariza Costa agradeceu a presença dos convidados e destacou os investimentos que estão sendo feitos no município com olhar voltado ao turismo. “Estamos investindo e buscando recursos para melhorar e tornar nossa cidade ainda mais acolhedora para quem mora aqui ou nos visita. O Fenatruta se tornou um produto de Urubici, o Festival traz um pouco do que temos de melhor da gastronomia regional”.
Além do Sebrae, este ano teve o retorno do apoio do Serra Catarina Festival de Inverno. Assim, através desses dois parceiros há o esforço para conquistar o objetivo em comum: atrair turistas e aquecer a economia da Serra Catarinense durante a estação mais fria do ano. O evento da truta é uma realização da Pouserra, Associação do Trade Turístico de Urubici e Bom Retiro.
O gerente da agência regional do Sebrae, Altenir Agostini, ao se pronunciar, reconheceu as ações que estão sendo feitas pela Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra). Também exaltou as parcerias, em especial, o Serra Catarina Festival de Inverno, definindo como sendo uma ferramenta valiosa para integrar todas as ações que existem na área do turismo regional.
Ressaltou que a gastronomia e os vinhos também são vetores para o desenvolvimento econômico do Turismo. “Nós do Sebrae, estamos convencidos de que a valorização desses produtos territoriais; assim como a Indicação Geográfica (IG); como a truta, e mais uma série de outros produtos, também fazem parte da diferenciação do nosso turismo serrano”, disse.
De acordo com presidente da entidade, Elisa Wypes Sant Ana de Liz, agora com a pandemia controlada, o Fenatruta retoma as suas atividades normais e a expectativa é de que as duas cidades que integram o Festival recebam ainda mais visitantes. Já o presidente da Santur, Henrique Maciel destacou a Serra tem as mesmas grandezas que as praias do litoral. Os serranos um atrativo com potencial gigantesco do Eco, que faz com que Santa Catarina mostre todo o seu potencial turístico a nível mundial.
Com informações da Assessoria de Imprensa Sebrae Lages
Coluna: Evandro Novak – Jornalista
Presidente Nacional da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo
Vice-presidente de Relações Internacional da FIPETUR – Forum Iberoamericano de Periodistas de Turismo