O Festival das Cataratas superou as expectativas e fechou a sua 14ª edição com os melhores resultados de sua história/Foto: Bom Dia SC
O Festival das Cataratas superou as expectativas e fechou a sua 14ª edição com os melhores resultados de sua história/Foto: Bom Dia SC

Festival das Cataratas bate recorde e reúne quase 9 mil participantes

Mais uma vez o Festival das Cataratas superou as expectativas, movimentando a economia local e gerando bons negócios

E mais uma vez o Festival das Cataratas superou as expectativas e fechou a sua 14ª edição com os melhores resultados de sua história nesta sexta-feira (14). Nos três dias, 8785 pessoas circularam pelos eventos paralelos e complementares no Rafain Palace Hotel & Convention, movimentando a economia local e gerando bons negócios.

Muitos dos participantes fizeram parte das 52 caravanas de agentes de viagem, 44 nacionais e 8 internacionais. Na Feira de Turismo e Negócios, em 187 estandes mais de mil marcas foram expostas, mostrando o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (ou áreas correlatas) nacionais e internacionais. Para dar visibilidade a tudo isso, 250 jornalistas de turismo foram registrados no evento.

O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu confirmou mais uma vez o status de maior fórum científico do turismo nacional, com a presença de 1780 inscritos, entre professores e estudantes, representando 41 instituições de ensino de 18 estados brasileiros. Nesta edição, foram submetidos 285 trabalhos, com destaque para a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que foi a instituição responsável pelo maior número de aprovações.

Durante o Meeting de Turismo Rodoviário – O Sul é meu destino, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, apresentou uma iniciativa inédita para atração de turistas de todo o país. Trata-se da campanha “Vem pra Foz que o Pedágio é por nossa conta”. A medida vale para operadoras, agências de viagens e empresas de transporte turístico que comercializarem pacotes turísticos exclusivamente por ônibus, já a partir do mês de agosto. Mais de 20 hotéis e pousadas já aderiram à iniciativa. As agências de viagens, operadoras de turismo e empresas de transporte turístico de todo o país que comercializarem pacotes turísticos exclusivamente por ônibus, com hospedagem mínima de três diárias no hotel participante, terão o valor do pedágio pago pelo estabelecimento.

Os representantes das diversas entidades presentes aproveitaram a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para entregar uma carta pedindo apoio federal para a modernização do turismo rodoviário no país. As reivindicações são: estabelecer o fim do circuito fechado e a possibilidade de multiembarque no circuito turístico, o que permitirá a flexibilização das viagens de grupos de passageiros, de modo a dinamizar e ampliar o fluxo de turistas entre os destinos e a liberação do processo de venda de viagens turísticas por meio de plataformas tecnológicas, de forma a acompanhar a inovação mercadológica dos processos de negócios.

Já reconhecido como um evento responsável ambientalmente, durante o evento o Festival, juntamente com os seus parceiros, realizou um plantio simbólico no Bosque do Rafain, além da assinatura de uma carta de intenções do Movimento Junho Verde, que tem como objetivo chamar a atenção de toda a cadeia turística para as causas ambientais. Por meio do movimento, foi realizada a limpeza e plantio de mudas para a restauração do Rio Mimbi. Além disso, vários estabelecimentos da cidade estão “colorindo” as suas fachadas de verde.

A programação do Festival contou ainda com diversos eventos paralelos como Rodada de Negócios, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão MICE Cataratas, Hackatour Cataratas, Salão do Vinho Argentino, Arena Gastronômica, além de capacitações, visitas técnicas e eventos sociais.

Avanços do setor

Antes mesmo da abertura oficial do Festival das Cataratas, o evento serviu como palco para a celebração de importantes medidas para o impulsionamento do turismo. Na quarta-feira (12) pela manhã, o ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, juntamente com o governador Ratinho Junior, lançou o Programa Investe Turismo no Paraná.

A iniciativa, em parceria com o Sebrae, Paraná Turismo e Embratur, prevê investimentos em Foz que é uma das rotas turísticas contempladas. No mesmo dia, ocorreram a entrega do Centro de Atendimento ao Turista CAT 1 e a realização do 1º Simpósio da Ordem do Caminho de Santiago no Brasil – Experiências no Turismo Religioso.

Durante a solenidade de abertura, o ministro destacou que o País vive um novo momento no turismo, citando ações que impulsionam o setor, como a isenção do visto para que turistas de quatro países (Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá) visitem o Brasil. O vice-governador do Paraná, Darci Piana, lembrou de obras importantes que estão sendo realizadas na cidade como a construção da segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai.

Fonte: Assessoria de Imprensa Festival das Cataratas

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