O Palco LGBT+ nesta edição do Festuris em Gramado/RS, completou 15 anos de histórias
O momento foi comemorado com o Parabéns a Você cantado por expositores, integrantes da comunidade e os curadores do Espaço LGBT+ Festuris, Day Hay e Jardel Hay, acompanhados pelo governador Eduardo Leite e pelos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
Todos manifestaram o pioneirismo do Festuris em criar este espaço de diversidade e inclusão nos eventos de turismo do país. Ricardo Gomes, da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, acompanha o Festuris há nove anos, desde que assumiu a presidência da entidade. Além do pioneirismo, ele citou o crescimento da área de exposições na feira. “Este espaço é pautado pela credibilidade e resistência”, afirmou ele.
LGBTQIA+
A comunidade LGBT+ (ou LGBTQIA+) é um grupo de pessoas que se identifica com orientações sexuais e identidades de gênero que não se enquadram nas normas binárias de homem e mulher. A sigla LGBT+ é utilizada para representara comunidade.
Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais.
O movimento surgiu como uma resposta à discriminação e opressão que as pessoas LGBTQIA+ sofrem em todo o mundo. No Brasil, a comunidade enfrenta violência, preconceito e discriminação, o que se manifesta em diversas formas, como dificuldade de acesso a serviços públicos, limitação de direitos civis e falta de representatividade política e social.
Para ser um bom aliado da comunidade LGBTQIA+, é preciso: Aceitar as diferenças, Educar-se sobre as questões que afetam a comunidade, Demonstrar empatia, Agir de forma proativa contra o preconceito.