Bandejas de madeira, laços de crochê, jogos americanos, mandalas de macramê, cuias, gamelas, difusores de ambiente, tapetes, trilhos de mesa, vinhos, cachaças, licores, espumantes, mel, biscoitos, chapéus de palha, cervejas artesanais, chinelos decorados e chaveiros. Esses são alguns dos itens em exposição e comercialização no estande do Sebrae/SC, na 26º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. Esses produtos artesanais reforçam as características culturais da região oeste, enaltecem os potenciais econômicos, contribuem para a divulgação de atrativos turísticos e fortalecem os pequenos negócios desse território.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a entidade disponibilizou espaço em seu estande no Itaipu Rural Show para empreendedores e entidades dos municípios das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), das quais participam Alto Uruguai Catarinense, Grande Oeste e Vale das Águas. “Essa é uma excelente oportunidade para divulgar os atrativos turísticos dos municípios, com a entrega de folders das opções para visitação, exposição, comercialização e degustação de produtos, bem como do suporte disponibilizado pelo Sebrae/SC aos pequenos negócios desse território. Isso também demonstra a sinergia dos projetos executados na região, que integram agronegócio, inovação e turismo para impulsionar e diversificar as atividades econômicas”, enaltece.
Facas e cutelas artesanais, produzidas com materiais de reaproveitamento chamam a atenção dos visitantes. Juliana Lauermann, socio-proprietária da JL Cutelaria, de Modelo, relata que a empresa tem cinco anos e surgiu durante a pandemia da Covid-19 como uma oportunidade para agregar a renda da família. “Meu marido Jusimar Luza começou a produção como um hobby, com as ferramentas disponíveis em casa e para presentear familiares e amigos. Aos poucos os pedidos começaram a crescer, então, resolvemos investir na atividade, comprar os equipamentos necessários e a divulgar os produtos em feiras e eventos”, explica.
A atividade econômica paralela do casal, conta com o suporte do Sebrae/SC. Juliana relembra que as consultorias disponibilizadas ao grupo de artesãos do município contribuíram para auxiliar no aumento do faturamento com a adequação da precificação dos itens, para aprimorar a exposição dos produtos e na utilização das redes sociais para divulgar a marca. “Foi a partir dessas consultorias que ficamos sabendo dessa oportunidade de expor no Itaipu Rural Show. E, não podíamos perdê-la”, comenta a empreendedora.
Vinhos, cachaças, licores, espumantes e geleias são os produtos comercializados pela Vinícola e Cacharia Quadros, de Itá. As empreendedoras Geliza Quadros e Arlete Quadros, estão felizes em expor no estande do Sebrae/SC. “A entidade nos auxilia para o crescimento do negócio familiar tanto em consultorias de gestão quanto no aprimoramento do produto, a exemplo do desenvolvimento do rótulo, por isso fizemos um esforço para participar de dois dias do evento. Isso é muito importante para divulgar a marca e também para o networking”, detalha Geliza.
A empresa tem 11 anos de atuação, produz anualmente 20 mil litros de cachaça, 5 mil litros de vinho e 4.600 unidades de geleias artesanais. Há cinco anos ingressou no ramo da gastronomia com o restaurante que oferece jantar de quarta-feira a sábado, com rodízio de comida italiana na sexta-feira e música ao vivo aos sábados. Os visitantes também podem se deliciar com as comidas típicas aos sábados e domingos. Recentemente, a família começou a investir em hospedagem, com pousada e chalé (com fogo de chão, lareira, banheira de imersão, ôfuro) e bistrô com vista para o lago. “Também oferecemos passeio guiado na vinícola com degustação dos produtos), enfatiza a empreendedora.
Alto Uruguai Catarinense
Compõem a região turística do Alto Uruguai Catarinense 11 municípios: Alto Bela Vista, Concórdia, Ipira, Irani, Itá, Jaborá, Peritiba, Piratuba, Presidente Castelo Branco, Seara e Xavantina. “Participar no 26º Itaipu Rural Show é muito importante, principalmente, em virtude da magnitude da feira e do grande fluxo de visitantes. Somos uma região turística recente, dentro do Estado, então, divulgar nossos municípios e mostrar os produtos da agricultura familiar, o turismo cultural e náutico é uma oportunidade singular”, comentou o vice-presidente da IGR, Flavio de Melo, ao observar que a IGR completa dois anos de constituição no dia 27 de fevereiro.

Grande Oeste
A missão da Instância de Governança Regional (IGR) é contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável no oeste catarinense por meio de proposição e análise de políticas, planos e projetos, e da articulação dos atores governamentais, empresariais e sociedade civil.
Fazem parte da região turística 35 municípios: Abelardo Luz, Arvoredo, Arabutã, Bom Jesus do Oeste, Bom Jesus, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Galvão, Guatambu, Ipuaçu, Ipumirim, Jupiá, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Marema, Novo Horizonte, Ouro Verde, Passos Maia, Paial, Ponte Serrada, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São Domingos, São Miguel da Boa Vista, São Lourenço do Oeste, Tigrinhos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.
“Na feira divulgamos os atrativos turísticos dos municípios, algumas iniciativas privadas e disponibilizamos produtos da região para degustação e comercialização. Também aproveitamos a oportunidade para apresentar o projeto Caminhos do Grande Oeste, uma iniciativa de ciclo turismo que está em implementação, com sensibilização dos moradores, treinamento para excelência no atendimento aos visitantes e sinalização do trajeto”, enfatiza o presidente da IGR Oeste, Bruno Vivian.
Vale das águas
De acordo com a vice-presidente da IGR, Silmara Bratz, fazem parte os seguintes municípios: Águas de Chapecó, Águas Frias, Caibi, Caxambu do Sul, Cunhataí, Cunha Porã, Formosa do Sul, Flor do Sertão, Irati, Jardinópolis, Maravilha, Mondai, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Palmitos, Planalto Alegre, Pinhalzinho, Quilombo, Riqueza, Santiago do Sul, São Carlos, São João do Oeste, Saudades, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.
Fonte: MB Comunicação

https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina