Esta data é destinada a homenagear as pessoas que gostam de viajar e conhecer diferentes lugares
No dia 13 de junho é comemorado o Dia do Turista no Brasil. Esta data é destinada valorizar as pessoas que gostam de viajar para explorar novos destinos ou revisitar lugares especiais, seja no Brasil ou ao redor do mundo. Visa, também, ampliar a conscientização sobre medidas básicas a serem tomadas em viagens. O turista deve ser responsável e deixar uma boa impressão no local que visita.
A atividade turística tem colaborado para impulsionar diversas economias pelo mundo. Os turistas movimentam a economia dos países, com gastos em hotéis, restaurantes, aluguel de veículos, agências de viagens e tantos outros setores que são beneficiados pelo Turismo.
Esta data é excelente oportunidade para celebrar a riqueza natural do Brasil , o turista deve ser responsável e deixar uma boa impressão no local que visita.
É sempre bom lembrar algumas dicas:
- Respeite as regras de vestimenta e horários locais;
- Arrisque-se: viaje para lugares menos óbvios e, se possível, fora da alta temporada;
- Prestigie o comércio e produção local comprando e comendo produtos da região;
- Tire fotos, mas não fique somente tirando fotos;
- Aprenda algumas frases de cortesia do idioma local. Curta o momento e boa viagem!
Santa Catarina ideal para todos os turistas
Santa Catarina é uma boa opção para quem gosta de adrenalina e do contato com a natureza. A diversidade geográfica do Estado, aliada a uma cobertura vegetal rica e preservada, garante aos adeptos do ecoturismo opções como mergulho, voo-livre, trekking, montanhismo, canoagem e rapel. Essa diversidade de cenários faz com que o turismo responda atualmente por 12,5% do PIB catarinense.
No verão, os 500 quilômetros de praias, emoldurados por lagoas e a exuberante Mata Atlântica recebem visitantes do mundo todo. No inverno, a Serra é o destino de quem busca um retiro para aproveitar o frio, como a cidade de Urubici que pode ter temparaturas abaixo de zero. Podemos também visitar as cidades de Fraiburgo, conhecida como a Terra da Maçã e Treze Tílias reconhecida como a cidade mais austríaca do Brasil, localizadas na Rota Turística Vale dos Imigrantes.
Ainda tempos opções como o Vale Europeu e o Caminho dos Príncipes, que resgatam as tradições dos primeiros imigrantes do Estado, e rios e montanhas onde os mais corajosos podem se aventurar em esportes radicais. E, também, o Parque Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina.
Opções como estas fazem o turismo catarinense ser reconhecido nacional e internacionalmente. A Capital Florianópolis é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil, com opções de praias tanto para quem gosta da agitação da vida moderna quanto para aqueles que buscam a tranquilidade de comunidades do interior. No Vale do Itajaí, cidades como Blumenau, Brusque e Pomerode preservam a cultura e as tradições dos imigrantes que colonizaram a região. É no Vale, também, que se concentram os principais eventos do Circuito de Festas de Outubro, liderado pela Oktoberfest, de Blumenau. Em Joinville, o Caminho dos Príncipes é outro roteiro que oferece um resgate dos costumes dos primeiros imigrantes.
Santa Catarina se destaca como um destino turístico em ascensão no Brasil, registrando um crescimento de 3,6% nas atividades turísticas no primeiro trimestre de 2024, ocupando a quinta posição no ranking nacional.
O estado apresenta um desempenho acima da média nacional no setor de serviços, impulsionado por um fluxo crescente de visitantes por via aérea e terrestre, além de um aumento significativo na procura por serviços turísticos como hotéis, restaurantes e agências.
Com cinco cidades reconhecidas com nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro, o estado consolida sua posição como um destino turístico de excelência, atraindo visitantes de todo o mundo e impulsionando a economia local.
Com informações da Setur SC