A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Alesc, instalou oficialmente na última semana a nova Comissão de Turismo, elegendo os deputados Carlos Humberto (PL) como presidente e Napoleão Bernardes (PSD) vice-presidente. O grupo será responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fortalecimento do turismo, setor estratégico para o Estado e que movimentou mais de R$ 2 bilhões em 2023, de acordo com dados da Embratur.
“Assumir a vice-presidência desta comissão é uma grande honra e uma responsabilidade. Minha meta é trabalhar para fortalecer o turismo em Santa Catarina, garantindo mais oportunidades, emprego e renda para nossa gente. Nosso estado tem um potencial único, e é nosso dever transformar essas riquezas em benefícios concretos para nossa gente”, destacou Napoleão.
A nova comissão é fruto de um ato da Mesa Diretora da Assembleia, que optou por dividir a antiga Comissão de Turismo e Meio Ambiente em dois colegiados distintos: a Comissão de Turismo e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A separação almeja garantir a ampliação dos impactos das ações legislativas em cada área, possibilitando maior especialização nos debates, além de atender às demandas específicas de cada tema.
A Comissão de Turismo é composta também pelos deputados Volnei Weber (MDB), Marquito (PSOL), Fabiano da Luz (PT), Marcius Machado (PL) e Lucas Neves (Podemos).
TURISMO: Fórum MICE discutiu o futuro do turismo de eventos e negócios em Balneário Camboriú
Setor estratégico para o estado
Santa Catarina se destaca nacionalmente pelo turismo, que hoje representa cerca de 12,5% do PIB estadual. Dados do Sistema de Inteligência Turística de Santa Catarina apontam que neste ano, até o mês de setembro, o estado havia arrecadado R$ 376 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com atividades relacionadas ao setor. No mesmo período (janeiro a setembro/2024), o turismo foi responsável pela geração de 184 mil vagas de emprego e registrou a abertura de 18 mil empresas turísticas. Esses dados reforçam a importância e o papel estratégico do setor no estado, que tende a ser alavancado ainda pela temporada 2024/2025.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Estatual Napoleão Bernardes