Evandro Neiva, Secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, foi entrevistado pela CNC Notícias, a entrevista foi em parceria com a Fecomércio-SC. Neiva, tem 47 anos é empresário dos setores de publicidade e entretenimento, foi diretor das rádios Jovem Pan e Transamérica e já comandou a secretaria de Turismo do município de Itajaí, nesta entrevista fala sobre os desafios à frente da pasta no Governo do Estado.
1 – Como o Governo do Estado avalia os resultados do turismo neste ano de 2023 e as expectativas para a temporada de verão?
A nossa avaliação é extremamente positiva, pois nós tivemos diversos indicadores apontando aumento no primeiro semestre. Podemos dizer que, em vários deles, já superamos os números pré-pandemia. Então, estamos muito confiantes. O Estado de Santa Catarina recentemente foi eleito o melhor estado para se fazer turismo no Brasil, também é o estado mais seguro. Isso é muito importante para o turista, e nossa perspectiva para a temporada de verão é extremamente positiva; de fato, ela é ótima. Temos indicadores fantásticos. Só em Florianópolis, nós teremos 16 voos por dia na parte internacional do aeroporto, várias novas conexões de voos domésticos, tanto Florianópolis quanto Navegantes, e os aeroportos regionais também começando a operar com esses novos investimentos. Do Governo, então, esperamos que essa temporada seja excelente no litoral e também nos municípios que trabalharam outras experiências, principalmente no inverno, como a Serra Catarinense e o extremo sul catarinense, destinos que também vão colher indicadores de aumento relacionado às temporadas anteriores.
2 – Quais os principais investimentos do Governo do Estado para o desenvolvimento do Turismo em SC nos próximos meses?
O Governo do Estado vem trabalhando forte a sua nova identidade promocional, a nova identidade como produto. Santa Catarina vai estar atualizada na formatação de produto. Nós temos, sim, a estação de verão, estação de inverno, e as festas de outubro. Nós estamos usando a particularidade de cada estação climática, de cada momento, para que possamos diferenciar os produtos e chamar a atenção como um estado completo. Santa Catarina, sem dúvida, é um estado muito diversificado em relação a experiências turísticas e produto turístico. Isso é algo que estamos bem alinhados com todo o trade para que possamos trabalhar em sinergia e aproveitar todas as oportunidades.
3 – Em longo prazo, qual o planejamento e o objetivo do Governo de SC a ser alcançado no turismo?
Bem, em longo prazo, nós queremos cada vez mais identificar Santa Catarina como um estado completo, diversificado e com experiências únicas durante o ano inteiro. Para isso, estamos segmentando o turismo catarinense. Nós trabalhamos muito bem a regionalização, que é extremamente importante, e temos um braço na regionalização do turismo e na parte de governança dessas regiões, e o papel do Governo vai ser a segmentação por produtos turísticos: turismo religioso, turismo gastronômico, turismo de aventura, turismo de sol e mar, turismo de inverno, turismo de charme, do luxo. Então, temos que segmentar o turismo para que todas as pessoas possam se identificar com Santa Catarina em algum produto, em algum período, para que possamos expandir cada vez mais esse grande potencial do Estado.
4 – Como você avalia o papel da Fecomércio no desenvolvimento do Turismo em SC?
A Fecomércio é importantíssima no desenvolvimento turístico do Estado de Santa Catarina. Ela tem um papel essencial no acompanhamento de quem está ali na ponta, que é o comércio. Estamos criando uma relação importantíssima com a Fecomércio de acompanhamento desse novo planejamento do Estado na parte de produtos e experiências climáticas e segmentação do turismo. A Fecomércio vai ser um braço extremamente importante para fazer o acompanhamento, o planejamento, a execução e que possa medir se isso está funcionando ou não.
5 – Qual a importância do trabalho conjunto realizado entre Fecomércio e Setur no desenvolvimento do turismo? As pesquisas, por exemplo, são uma ferramenta importante para o governo?
As pesquisas são essenciais para nortear as decisões futuras. E a Fecomércio já faz isso com muita habilidade e com muito profissionalismo há mais de 10 anos. Nós, logo no começo da gestão, identificamos isso. Estamos criando uma sinergia para que possamos complementar nossos trabalhos e fazer com que a Fecomércio seja um dos braços mais importantes para a Secretaria de Turismo no desenvolvimento e continuação dos trabalhos do turismo com o trade.
6 – Você anunciou recentemente, no Painel realizado no lançamento dos resultados da pesquisa de Inverno na Fecomércio, que o Governo de SC passará a utilizar as pesquisas da Fecomércio. Essa parceria já está em pleno funcionamento?
Sim, essa parceria está em funcionamento desde a primeira pesquisa do verão deste ano. A pesquisa do inverno, já em parceria também, e é isso que nós vamos fazer, vamos complementar trabalhos, vamos replicar trabalhos, e a Fecomércio, sem dúvida, é uma entidade que tem a responsabilidade igual à do Governo, mas com papéis diferentes, de acompanhar o desenvolvimento turístico do Estado de Santa Catarina. A Fecomércio fala e representa o comércio, e isso é de extrema importância e relevante quando você faz um planejamento, porque você pode realmente ver, sinalizar se aquilo foi absorvido pelo comércio, se o comércio está dando sinais positivos ou não, para que a tomada de decisão seja mais certeira.
Fonte: Revista da CNC Notícias (edição outubro/novembro)

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