O município de Torres, no Rio Grande do Sul, foi reconhecido como a Capital Nacional do Balonismo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na quinta-feira (11) a Lei 14.408, que deu o título à cidade. A sanção foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (12).
TURISMO: Cascata do Tigre em Machadinho, concorre ao título de mais bela cachoeira do Rio Grande do Sul
Há mais de 30 anos a cidade promove o Festival Internacional de Balonismo de Torres, que inclui apresentações, competições de balões esportivos, shows e atividades de lazer. Em maio de 2024, será realizada a 34ª edição do evento, o maior do tipo na América Latina.
A lei sancionada tem origem no PL 4.146/2023, da Câmara dos Deputados. O texto foi aprovado no Senado em dezembro do ano passado. A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Paulo Paim (PT-RS), na Comissão de Esporte.
Segundo ele, a prática de voos com balões de ar aquecido “é uma atividade fantástica” que já se tornou parte da cultura de Torres. Além disso, o balonismo tem importância econômica por mobilizar a cidade e atrair turistas durante o ano todo.
Em seu relatório, o senador destacou que o festival promovido anualmente é fonte de renda, emprego e oportunidades para empresas e empreendedores por movimentar “fortemente” os setores hoteleiro, comercial e gastronômico.
Balonismo
A prática de voos com balões de ar aquecido mobiliza a cidade gaúcha durante todo o ano, principalmente no Festival Internacional de Balonismo de Torres, que chegará à 34ª edição em 2024, sendo o maior evento do tipo na América Latina. E também que a festividade atrai praticantes, turistas e interessados no esporte. Com isso, os setores comercial, hoteleiro e gastronômico da cidade são movimentados com geração de renda e empregos.
A cidade de Torres é conhecida por sediar há mais de três décadas o Festival Internacional de Balonismo, o maior evento do gênero na América Latina. A cada ano, o festival reúne pilotos de balões de vários países e regiões do Brasil, que encantam o público com suas cores e formas no céu.
Fonte: Com informações da Agência Senado