Na região turística paranaense Corredores das Águas desponta Cianorte, uma próspera e acolhedora cidade universitária, localizada no eixo Maringá-Umuarama.
O seu nome foi inspirado no antigo endereço telegráfico da Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná, empresa responsável por um dos mais exitosos projetos de colonização realizados no Brasil.
No início, a economia girava com o comércio da madeira e plantio de café, mas com a geada de 1975 tudo mudou para a pecuária e produção de grãos, surgindo depois pelo empreendedorismo a industrialização com o vestuário, que galgando degraus conquistou o status para ser uma Cidade Produtora de Moda.
Um bom aperitivo para falarmos no Turismo Integrado como nova área econômica campo-cidade, sempre com apoio da RETUR-Rede de Turismo Regional.
A construção deste projeto de desenvolvimento se deu via políticas públicas, tendo como filosofia a integração dos pontos fortes nos eixos temáticos: Rural, Ambiental, Religioso e Moda.
No segmento rural o associativismo com a AFLOTUR – uma entidade de produtores de Flores e Turismo direciona as atividades com foco na prestação de serviços em acolhida, hospedagem, gastronomia, eventos e venda de produtos associados ao Turismo.
Orquídeas em diferentes orquidários, plantas ornamentais em Garden, cactos e suculentas no Recanto Rural; com suas respectivas cadeias conferem a identidade ao evento de sucesso denominado CIAFLORA, que conta também com a participação de produtores de municípios vizinhos.
No sítio-tur, uma expressão criada por mim, o turista vai poder vivenciar, aprender e ter oportunidades de compras, em visitas ao arranjo colaborativo formado por anfitriões-proprietários em seus empreendimentos rurais.
Entre as opções o turista poderá agendar, diretamente ou com condutor local, a programação campestre visitando por exemplo: o Recanto Brilho do Sol (cactos e suculentas) ,a Chácara Viola de Ouro(café rural e pousada) , o Pantanal (pesca e gastronomia) e Fazenda Dom Augusto (lida rural e alambique da cachaça Serafina).
O sentimento da ruralidade e preservação ambiental é cultivado com a prática de cavalgadas – uma grande pedida para turistas tropeiros.
Cianorte tem o 2º maior Parque Ambiental Urbano do Brasil denominado de Cinturão Verde, com 523 hectares em plena cidade, com pistas de caminhadas, trilhas e sendo guardião das árvores de Perobas Centenárias- Símbolo Cianortense.
A marca ambiental ganha mais força ainda, por Cianorte compartilhar com o município de Tuneiras do Oeste a Reserva Biológica das Perobas com 8.176 hectares, para estudos e pesquisas, com a preservação da biodiversidade rica em flora e fauna, onde cabe destacar o tesouro das 120 espécies de aves catalogadas.
Aérea Cidade / Cinturão Verde
Os atrativos hídricos ficam por conta dos Rios Índio e Ligeiro, com destaque ao Salto do rio Ligeiro e a Cachoeira da Pedreira. Os eventos de Esportes na Natureza: Vou de Bike, Cavalgadas e as Caminhadas Internacionais na Natureza, possibilitam aos participantes locais e turistas das vizinhanças o acesso a diferentes pontos atrativos naturais e rurais.
O Estado do Paraná tem no seu Calendário Anual das Caminhadas mais de 150 roteiros, onde gera a participação do maior número de caminhantes do Brasil, cabendo a Cianorte o recorde por edição com a marca de mais de 3 mil inscritos.
Caminhada Rota da Pedreira
Um povo de fé tem orgulho em receber os turistas para conhecer a Arte Sacra de Dirceu Rosa no Santuário Eucarístico e de Aristeo Piovesan com as esculturas em metal com tamanho real, na Via Sacra da Praça da Fé.
Desperta muito interesse uma das Paróquias Católicas pela singularidade do projeto Rita da Fé, onde o templo de Santa Rita de Cássia, tem em sua praça a loja de souvenirs da Rita e a gastronomia com o Pastel da Rita, usando containers e o voluntariado engajado em acolher aos que procuram intercessão da fé buscando por causas impossíveis e gratidão espiritual.
Completando os eixos, vem a vocação econômica de Cianorte como a Capital do Vestuário com seus modernos Shoppings, os eventos comerciais pela Feira Exposição de Vestuário – EXPOVEST com duas concorridas edições anuais: mês de março-Estações Outono/Inverno e em julho as Estações Primavera/Verão.
Para a alegria da vontade de comprar bem e diferenciado, o turista tem a opção em lojas de fábricas e do comércio, destacando a Rua da Moda.
Cianorte – Capital do Vestuário
Para bem receber, atender e encantar os turistas estão os serviços com qualidade em hospedagem e alimentação, com uma rede diversificada de hotéis, restaurantes e bares.
É imperdível o Festival Gastronômico que acontece durante as festividades do Aniversário do Município (26 de julho), oportunidade na qual o Rotary Clube Cinturão Verde serve o prato típico da cidade o Frango Desossado e Grelhado, cuja produção é local.
Uma das responsáveis pelo processo de articulação e integração dos atrativos por eixos é Ângela Carvalho-Coordenadora Municipal de Turismo e para tal conta sempre com o respaldo do Conselho Municipal de Turismo ,que tem como Presidente Anderson Theodoro, o qual representa a Universidade Estadual de Maringá e colabora como autor das fotos que dão visibilidade a este artigo. Conheça mais: www.andersontheodoro.com.br
Como se vê é muito simples quando se quer somar e assim ganhar credibilidade, para convidar você a visitar, ver, vivenciar e consumir com o gosto turístico de estar fazendo novos e grandes amigos.
Cianorte que tem no nome o prefixo CIA de Companhia, vai com os esforços do governo municipal, do associativismo empresarial e das parcerias, transformando a cidade na Companhia do Turismo. Confira.
Jacó Gimennes, 67 anos, Fundador da RETUR, Presidiu a Paraná Turismo, dedica-se a Cultura do Desenvolvimento pelo Turismo e Coordena o Instituto Prosperare