Evento promove interações entre empresas, fortalece destinos e profissionaliza agentes de viagem
BNT Mercosul promove o setor turístico brasileiro ao longo três décadas, criando interações entre empresas e fortalecendo destinos. Um de seus grandes diferenciais é o compromisso de contribuir na profissionalização do agente de viagem, oferecendo salas de capacitação ao expositor para que ele possa detalhar profundamente sobre seu destino, região, atrativo ou serviço que oferece. O resultado pode ser percebido no crescimento de 62,7% no faturamento total do mercado turístico brasileiro em 2022, em relação ao ano anterior, alcançando 11,55 bilhões de reais, conforme dados apresentados no Anuário Braztoa 2023.
Com o tempo, a BNT Mercosul se tornou o evento que mais promove o turismo nacional, atraindo expositores de todo o Brasil interessados em promover seus destinos e serviços. Esta iniciativa também é evidenciada no levantamento Braztoa: em 2022, 45% do faturamento turístico foi no mercado doméstico, totalizando R$ 5,2 bi – um valor muito superior ao conquistado apenas dois anos antes, quando era de R$ 3,09 bi.
TURISMO: Liberação de cassinos aumentará o número de Turistas no Brasil?
Consolidada como um evento de confiança para o trade turístico, a qualidade de público na BNT Mercosul é sem igual. O engajamento dos participantes se reflete nos dados oficiais; o evento contou com 5.632 participantes em 2023, sendo 229 operadores de turismo, representando 6 países, 23 Estados brasileiros, 299 cidades brasileiras e 39 cidades estrangeiras, que prestigiaram mais de 350 marcas expositoras distribuídas pelos estandes.
Aos 30 anos, a BNT Mercosul celebra seus feitos se firmando como um catalisador para o desenvolvimento turístico e econômico nacional. Outro exemplo deste sucesso são os números de embarques registrados no ano de 2022, que apontam um crescimento significativo, foram 8,4 milhões de embarques, representando um aumento de 13,5% em relação a 2021 e um aumento de 29,2% em relação a 2019. As regiões com maior número de embarques em 2022 foram o Nordeste, com 38,3% do total, seguido pelo Sudeste, com 23,5%, e pelo Sul, com 17,1%. Esses valores demonstram a diversidade de destinos atendidos pela BNT Mercosul e sua capacidade de promover o turismo em diferentes regiões do Brasil.
Com seu trabalho contínuo na conexão entre profissionais do setor, a BNT Mercosul tem auxiliado no fortalecimento da indústria do turismo e na consolidação do Brasil como um destino de excelência no mercado internacional. A edição comemorativa de 30 anos da BNT será em 24 e 25 de maio de 2024, no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú.
Fonte: Assessoria de Imprensa BNT Mercosul