O município de Água Doce avançou na estruturação do desenvolvimento turístico local ao realizar uma audiência pública sobre o zoneamento urbano de interesse turístico. O evento, realizado na noite de quarta-feira (05) no salão nobre da prefeitura, contou com a presença de cidadãos interessados, representantes municipais, do legislativo, do SEBRAE e da imprensa
TURISMO: 2ª Edição do Portfólio de Enoturismo é lançado em Treze Tílias
Conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo, Marino de Souza Pinto, a audiência teve a participação da administração municipal e demais interessados. A proposta principal era discutir a alteração na Lei Complementar nº 123/2017 para criar uma Zona de Expansão Urbana de Interesse Turístico (ZEUIT), que foi aprovada por unanimidade e agora segue para votação na Câmara de Vereadores.
O chamamento de projetos atraiu interessados em diversos segmentos turísticos, como gastronomia, agroturismo, hospedagem e enoturismo. De acordo com o secretário Marino de Souza Pinto, a iniciativa visa transformar Água Doce em uma referência de turismo sustentável. Marino explica que o Mapa Estratégico de Água Doce contempla ações de curto, médio e longo prazo até 2040, fortalecendo o Mapa Turístico Municipal. Recentes visitas técnicas a municípios catarinenses mostraram exemplos de sucesso em empreendimentos imobiliários.
Água Doce
O município de Água Doce está localizado na região turística Vale dos Imigrantes e vem se destacado no setor da vitivinicultura. Embora novo, esse segmento tem se mostrado cada vez mais promissor e divulgado o nome do Município ao Brasil e ao mundo. Com regiões de clima e solo de características ímpares, situadas a 1300 metros de altitude, surgem vinícolas que se utilizam deste terroir para a fabricação de vinhos finos, premiados, inclusive, internacionalmente.
A altitude propicia também, condições de vento em velocidade e constância adequadas que favoreceram a implantação do maior conjunto eólico de Santa Catarina. A Capital Catarinense da Energia Eólica conta hoje com 109 aerogeradores, os quais além de contribuírem no incremento da matriz energética do Estado, são exemplo de sustentabilidade, já que geram energia de forma limpa, renovável e com impacto mínimo ao meio ambiente.
Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Água Doce