A primeira Cúpula Mundial do Turismo Juvenil foi concluída com o lançamento do “Sorrento Call to Action”, uma visão ousada e inovadora para que os jovens sejam participantes ativos no reinício e crescimento do setor
A chamada à ação de Sorrento foi adotada no último dia da cúpula histórica, durante uma simulação da Assembleia Geral da OMT, e foi assinada por 120 participantes de 57 países e com idades entre 12 e 18 anos. Ele foi escrito com base em discussões de uma série de webinars onde os jovens participantes aprenderam e compartilharam seus pensamentos sobre alguns dos principais problemas que o turismo enfrenta atualmente, incluindo inovação e digitalização, poluição plástica e crescente relevância do esporte, cultura e gastronomia para os destinos. O documento vai além de reconhecer que a voz da juventude deve ser consultada na formulação de políticas e, em vez disso,
A Cimeira Mundial do Turismo da Juventude é uma estreia muito importante, para a OMT e para o nosso setor, e os jovens talentos de todas as regiões serão apoiados para lhes dar um palco para expressarem as suas ideias sobre o futuro do turismo.
O texto final foi aprovado com 52 pareceres favoráveis durante a simulação de uma Assembleia Geral da OMT. A simulação da Assembleia Geral foi aberta com intervenções de alto nível, tanto pessoalmente quanto por meio de mensagens de vídeo de Sua Santidade o Papa Francisco, Ministro do Turismo italiano Massimo Garavaglia, Secretário-Geral da OMT Zurab Pololikashvili, Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália Luigi Di Maio, a Ministra de Políticas da Juventude, Fabiana Dadone, e a Enviada da ONU para a Juventude, Jayathma Wickramanayake.
Zurab Pololikashvili, referiu que “A Cimeira Mundial do Turismo da Juventude é uma estreia muito importante, para a OMT e para o nosso setor, e os jovens talentos de todas as regiões serão apoiados para lhes dar um palco para expressarem as suas ideias sobre o futuro do turismo”.
Jovens devem ser os viajantes responsáveis do amanhã
Massimo Garavaglia destacou a Itália como a orgulhosa anfitriã deste primeiro evento e encorajou os jovens presentes a se tornarem os viajantes responsáveis de amanhã e manterem o otimismo para realizar seus sonhos.
Jayathma Wickramanayake destacou a importância de promover a participação ativa dos jovens como agentes de mudança transformadora, desafiando o status quo e tornando a Agenda 2030 uma realidade.
Pessoas, planeta e prosperidade
Três pilares estão consagrados no Sorrento Call to Action: Pessoas, Planeta e Prosperidade. Para as pessoas, por exemplo, os jovens signatários pedem a salvaguarda dos direitos humanos, especialmente das pessoas com deficiência, através de estratégias e políticas de turismo adequadas. Para o planeta, são apontados os problemas de desperdício de alimentos, poluição plástica, mitigação das mudanças climáticas e preservação da biodiversidade. Por fim, os jovens participantes expressam a prosperidade, a redução da pobreza, a melhoria das competências digitais e a criação de mais oportunidades de emprego.
O Call to Action afirma que “os tomadores de decisão devem capacitar os jovens, proporcionando-lhes oportunidades de expressar suas preocupações”, enquanto também trabalham para “estimular a educação para garantir viajantes e profissionais responsáveis”. Ao mesmo tempo, reconhece a importância histórica da primeira Cúpula Mundial do Turismo Juvenil e insta a OMT a realizar cúpulas anuais e trabalhar com seus Estados Membros em eventos nacionais.
Fonte: Travel2Latam
Leia Também: Novas Rotas turísticas são lançadas no Oeste Catarinense