A 22ª Sakura Matsuri – Festa da Florada da Cerejeira foi um sucesso, os visitantes se encantaram com as apresentações, a gastronomia, a beleza do Parque e a simpatia dos membros da Colônia de Ramos, localizada no município de Frei Rogério/SC.
A Colônia Japonesa de Ramos foi fundada através de um acordo entre o governo do Estado de Santa Catarina e o governo do Japão, em abril de 1964. Neste local, a colônia recebeu as primeiras oito famílias de imigrantes que iniciaram suas atividades agrícolas, tendo representatividade nacional na produção de nectarina, maçã, alho e flores.
Através da Associação Cultural Brasil Japão é desenvolvido um relevante trabalho para a preservação das tradições japonesas – tais como Danças, Artes Marciais (Kendo, Iai-do, Bujustu-do), Taiko, Língua Japonesa, Culinária, dentre outras – que fortalecido com a implantação do Parque Sakura (1989), da construção do Parque do Sino da Paz (2002), da Casa Octogonal (2008) e da Casa do Chá (2019) contribui com o crescimento do Turismo na região.
É dessa rica história cultural que nasce uma geração com anseios de construir uma nova história em harmonia com as demais culturas, formando uma nova identidade da Colônia Japonesa.
A Flor da Cerejeira possui, desde os tempos dos samurais, uma simbologia que remete a uma reflexão sobre a vida – tão efêmera.
O tempo de sua floração é curto e quando chega a sua hora, as suas pétalas se desprendem dos galhos e voam delicadamente no auge de sua beleza, sem murchar, sem se apegar. Com esse sentido, os japoneses têm a tradição de sentar sob as Cerejeiras em floração para celebrar, entre amigos e familiares, com comidas, bebidas e alegria, o novo ciclo de vida anunciado pela chegada da primavera.
O desejo dos imigrantes em oferecer aos seus filhos a mesma sensação que vivenciaram no Japão, foi a principal motivação para a idealização de um parque com Sakura. Realizada em setembro de 1997, a 1ª Sakura Matsuri tinha como objetivo a comemoração das belas flores de Sakura e manutenção da tradição de apreciá-las.
Com diversas apresentações culturais japonesas, a festa cresce a cada edição graças a união dos membros da colônia e de voluntários. “Agradecemos a todos os amigos visitantes que prestigiaram mais uma edição da Sakura Matsuri, o evento foi um sucesso por vocês estarem conosco. A presença de cada um engrandeceu ainda mais a Festa. Muito Obrigada”, palavras de Miwa Onaka, membro da CCO da 22ª Sakura Matsuri – Festa da Florada da Cerejeira.
Leia Também: Sabores da Oktoberfest apresenta cardápio e novidades para a 37ª edição da festa