O evento reúne o melhor da culinária de frutos do mar em Florianópolis, com 14 restaurantes confirmados e shows nacionais todos os dias
Com shows nacionais e culinária marítima, começou nesta terça-feira (3), a 22ª edição da Fenaostra (Festa Nacional da Ostra). Com programações até domingo, dia 8, o evento celebra a gastronomia de frutos do mar, com destaque para a ostra, em um ambiente que exalta a cultura açoriana da região.
O público poderá aproveitar uma série de atrações, incluindo shows de artistas nacionais como Pixote e Yasmin Santos, além de conhecer os 60 expositores presentes. Nesta 22ª edição da Fenaostra, a expectativa é receber mais de 70 mil visitantes, proporcionando uma experiência que combina música, cultura e sabores locais.
A expectativa é de que 70 mil pessoas compareçam ao evento este ano, superando a Fenaostra de 2023, que teve 60 mil. O faturamento também deve aumentar em 20% em relação ao ano passado.
Desde 2014, Florianópolis ostenta o selo de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. A cidade é responsável por 97% das ostras consumidas no Brasil e a produção se tornou um pilar da economia.
“A gastronomia não é só o prato pronto, tem toda uma cadeira produtiva, desde a capacitação das pessoas, dos cursos na universidade. Isso é muito bom lembrar”, apontou Zena Becker, secretária de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis.
Atualmente, Santa Catarina é o maior produtor de ostras do Brasil, responsável por cerca de 90% do total nacional. Reconhecidas mundialmente, as ostras passam por rigorosos testes de qualidade Ainda, a Grande Florianópolis é destaque em Santa Catarina, pois possui o selo Indicação Geográfica (IG) Ostras de Florianópolis.
O que é a Fenaostra
A Fenaostra (Feira Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana) é um evento cultural e gastronómico que celebra a tradição e a culinária relacionadas às ostras, com destaque para a produção da região de Santa Catarina, no Brasil. Realizada em Florianópolis, a Fenaostra é uma das maiores feiras do género no país e promove não só o consumo deste marisco, mas também a cultura açoriana, que tem forte influência na região.
O evento inclui:
- Degustação de ostras e outros pratos típicos: É uma oportunidade para provar ostras frescas e variadas receitas, desde pratos simples até os mais sofisticados.
- Cultura açoriana: Danças, músicas, artesanato e outras manifestações culturais dos imigrantes açorianos são apresentadas.
- Atividades culturais e artísticas: Shows musicais, workshops e palestras ligadas à gastronomia e à sustentabilidade.
- Fomento ao turismo e à economia local: A feira atrai visitantes de várias partes do Brasil e do mundo, promovendo a produção local de ostras e o turismo na cidade.
Florianópolis é conhecida como a maior produtora de ostras do Brasil, e a Fenaostra reforça a ligação da cidade com a produção sustentável de frutos do mar.
Com informações da Secretaria de Turismo de SC -Setur