Os aviários catarinenses estão livres da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) e a manutenção deste status depende do empenho de todo o setor produtivo. Com transmissão ao vivo no canal da Cidasc no Youtube, Santa Catarina promove o 1º Fórum Estadual sobre Influenza Aviária e Doença de Newcastle, que visa debater o tema e ações de prevenção e de vigilância para proteger a avicultura, que é um dos setores de destaque na produção agropecuária do estado.
O Fórum será realizado presencialmente no dia 20 de maio, terça-feira, a partir das 13h30min, na sede da Fiesc (Rodovia Admar Gonzaga, 2765). Não é preciso se inscrever previamente e haverá transmissão simultânea no canal da Cidasc no Youtube (@cidascoficial).

Este evento é promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, com apoio da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), Sindicarne/SC e do Instituto Catarinense de Sanidade Animal (Icasa).
Influenza aviária entenda
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é considerada uma doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos. Nestes casos, caracteriza-se como uma doença grave, de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal, acarretando em barreira sanitária para a comercialização de produtos avícolas no mercado interno e externo e em enorme prejuízo econômico para a avicultura comercial.
Programação:
13h30 às 13h40: Abertura – Celles Regina de Matos – Presidente da Cidasc
13h40 às 14h10: Vigilância baseada em risco para Influenza Aviária – Fernando Ferreira – USP
14h10 às 14h40: Atualização sobre IAAP em animais silvestres – Cristiane Kiyomi Miyaji Kolesnikovas – Associação R3 Animal.
14h40 às 15h10: Vigilância para IA e DNC em SC – Carolina Damo e Claudia Scotti Ducioni Matos – Coordenação de Sanidade Avícola – Cidasc
15h10 às 15h40: Situação das exigências de mercado para comercialização de produtos em relação aos acontecimentos atuais – Sula Alves – ABPA
15h40 às 16h10: Debate sobre o tema
16h10 às 16h20: Encerramento.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Cidasc
