Unoesc desenvolve projeto inovador para auxiliar pacientes na reabilitação de lesões da medula espinhal
Unoesc desenvolve projeto inovador para auxiliar pacientes na reabilitação de lesões da medula espinhal

Unoesc desenvolve projeto inovador para auxiliar pacientes na reabilitação de lesões da medula espinhal

A Unoesc Joaçaba realizou, no último dia (12), no Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), a apresentação do projeto “Steam para todos: usando Steam para ajudar pacientes paralisados e inspirar cooperação internacional”. O evento foi prestigiado pelo reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, além de dirigentes, professores, estudantes e convidados.

Premiado pelo Fundo de Inovação 100K Strong, o projeto foi desenvolvido pelos cursos de Engenharia de Computação e Fisioterapia da Unoesc, em parceria com a UniSenai campus Chapecó e a Olympic College dos Estados Unidos.

Cinco alunos da universidade americana participaram da apresentação, assim como estudantes e docentes da Unoesc. Eles explanaram sobre os objetivos e benefícios da iniciativa, que visa construir uma bicicleta ergométrica e acessível, com condução mioelétrica, para auxiliar no processo de recuperação de lesões da medula espinhal.

O projeto começou a ser desenvolvido há um ano, depois que a Unoesc foi uma das sete universidades brasileiras contempladas com subsídios do “100K Strong in the Americas”, fundo de inovação patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Missão Americana no Brasil e o Departamento de Estados dos Estados Unidos.

— O nosso propósito é viabilizar um equipamento de mobilidade assistiva para melhorar as condições físicas de portadores de paraplegia, também permitindo que os pacientes tenham a possibilidade de adquiri-lo futuramente — ressalta o professor João Aluísio Proner, do curso de Fisioterapia.

Além de facilitar o acesso e contribuir para a reabilitação, o projeto “Steam para todos: usando Steam para ajudar pacientes paralisados e inspirar cooperação internacional” visa promover mais qualidade de vida.

— Com a lesão, além da perda dos movimentos, todos os sistemas do corpo acabam sendo envolvidos. A bicicleta estimulará o paciente a realizar a contração muscular. Assim, mantendo uma boa movimentação e nível de atividade, eles terão uma qualidade de vida melhor — explica a professora Gisiane Bartea de Mathia Guarda, do curso de Fisioterapia.

O projeto já avançou na coleta de dados, para o modelamento e a criação do sistema de controle e de estimulação que vai reproduzir os sinais musculares no paciente com paraplegia. Os próximos passos, conforme os professores, são os testes clínicos e a validação, para que então o equipamento esteja à disposição da sociedade no Ambulatório Universitário (AMU).

— É importante destacar a interação entre as instituições envolvidas. Foram três equipes de trabalho, em locais diferentes, e agora estamos juntando as partes para fazer com que a ideia aconteça e efetivamente saia do papel. É uma grande experiência para todos — enfatiza o professor Geovani Rodrigo Scolaro, do curso de Engenharia de Computação.

Intercâmbio

Outra finalidade da ação é o intercâmbio, proporcionando a troca cultural e de aprendizados. Assim como estudantes e uma professora da Olympic College vieram a Joaçaba para validar o projeto e acompanhar a apresentação, no dia 13 de outubro um grupo da Unoesc viaja aos Estados Unidos para a devolutiva.

A coordenadora geral de Relações Internacionais da Unoesc, NicoleStivaletta, salienta que os estudantes, além dos demais envolvidos no projeto, estão sendo transformados com essa oportunidade.

— A experiência proporciona a organização de atividades com diferentes níveis de interação. É gratificante ver os estudantes envolvidos e focados em resolver os problemas, com criatividade e comunicação efetiva. Mesmo sendo desenvolvido em duas línguas, ainda assim é possível trocar conhecimentos, práticas e ideias — afirma Nicole, destacando a relevância da cooperação internacional.

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, agradece a confiança das instituições parceiras e enaltece a importância da iniciativa.

— O projeto alia vários fatores, como a pesquisa, as possibilidades que se abrem por meio da inovação, as relações de intercâmbio e o envolvimento dedicado dos nossos professores e estudantes. Estamos felizes por esses momentos e depositamos muita confiança de que a proposta se torne um negócio e possa alcançar os objetivos em benefício da comunidade — destaca o reitor.–

Fonte: Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias