Em 2019 foram realizados 1.684 exames de Antígeno Prostático Específico/Foto: Assessoria de Imprensa
Em 2019 foram realizados 1.684 exames de Antígeno Prostático Específico/Foto: Assessoria de Imprensa

Programa Saúde do Homem Rural atende 1,9 mil produtores em SC

Objetivo foi orientar sobre os cuidados com a saúde, principalmente a prevenção do câncer de próstata

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), atendeu, em 2019, 1.910 produtores rurais pelo programa Saúde do Homem Rural. O objetivo foi orientar sobre a prevenção de doenças e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos participantes de nove municípios catarinenses.

Conforme levantamento realizado pelo Senar/SC, no ano passado foram realizados 1.684 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) e 298 exames físicos. Também foram coletados 179 testes rápidos de Sífilis, 179 de HIV e 179 de Hepatites B e C. Os municípios de Timbé do Sul, Porto União, Turvo, Curitibanos, Major Vieira, Braço do Norte, Jacinto Machado, Erval Velho e Paulo Lopes foram contemplados pelo programa em Santa Catarina.

“Quanto mais produtores rurais participarem menor será a incidência das doenças masculinas, pois estão expostos aos mais diversos riscos, até mesmo em função das atividades diárias que praticam.  Por isso, os programas de prevenção a saúde são fundamentais. Precisamos incentivar o homem também a ter esses cuidados e a realizar frequentemente os exames de rotina”, afirma o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi.

Para promover o controle de fatores de riscos que afetam diretamente a saúde do homem rural, foram abordados temas sobre o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de próstata, de pênis e das doenças sexualmente transmissíveis, a violência doméstica e outros temas relevantes. Para implementar essas ações, o Senar/SC firmou parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, as Secretarias de Saúde dos municípios atendidos e a Sociedade Brasileira de Urologia.

De acordo com a técnica do Senar/SC Gisele Kraieski Knabben, o programa Saúde do Homem Rural também promoveu palestras motivacionais, fomentando a troca de experiências. “Foi fundamental realizar atividades que auxiliam no aspecto psicológico. Alguns palestrantes ministraram o conteúdo por meio da música e do humor, enaltecendo a importância dos exames preventivos de câncer de próstata e da desconstrução do machismo, que pode interferir no cuidado da saúde dos produtores”, ressaltou.

Para 2020, estão previstos cerca de 12 eventos para auxiliar aproximadamente 2.400 homens inseridos no meio rural. “É importante orientar sobre os cuidados com a saúde, principalmente sobre os cuidados com o câncer de próstata, gerando oportunidades de educação e de prevenção melhorando sua qualidade de vida”, afirma o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias