Professor da Unoesc, Dr. Abel Botelho Quaresma,  publica estudo em uma das principais revistas científicas do mundo
Professor da Unoesc, Dr. Abel Botelho Quaresma, publica estudo em uma das principais revistas científicas do mundo

Professor da Unoesc publica estudo em uma das principais revistas científicas do mundo

Dr. Abel Botelho Quaresma é professor da Unoesc Joaçaba

Uma das mais antigas e prestigiadas revistas médicas do mundo, a britânica The Lancet, publicou, no último dia 9 de junho, a pesquisa de autoria do médico e professor da Unoesc Joaçaba, Abel Botelho Quaresma: “Tendências temporais na epidemiologia da Doença Inflamatória Intestinal no sistema público de saúde do Brasil: um amplo estudo populacional”.

Professor da Unoesc publica estudo em uma das principais revistas científicas do mundo

— O objetivo é conscientizar as entidades e o poder público sobre a importância da doença que vem crescendo no Brasil e deixou de ser rara, atingindo 0,1% da população em 2020 — ressalta Dr. Abel, enaltecendo que o tratamento é caro e impacta na saúde como um todo — Com base nos dados, os governos podem planejar estratégias futuras de prevenção e promoção da saúde — acrescenta.

O estudo teve início em 2019 e abordou a epidemiologia da Doença Inflamatória Intestinal (DII) em todo o país por meio da análise em banco de dados do DATASUS. Mais de 212 mil pacientes foram observados, resultando no maior estudo epidemiológico sobre a doença em países em desenvolvimento.

A pesquisa teve a orientação do Dr. Paulo Gustavo Kotze, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e também contou com a parceria de profissionais da Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo, Universidade de Calgary, no Canadá, e Universidade de Hong Kong, na China.

Os dados preliminares foram apresentados em 2021 no Congresso da Sociedade Europeia de Doenças Inflamatórias Intestinais e classificados como o melhor estudo epidemiológico em DII. Um ano depois, o reconhecimento com a publicação em um dos principais periódicos científicos da área de saúde no mundo.

— É o sonho de todo pesquisador e terá impacto à população, indústria farmacêutica, saúde pública e privada — destaca Dr. Abel.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unoesc

Leia Também: Covid-19 é tema de Congresso Mundial que acontece em Foz do Iguaçú

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias