Novo estudo do CEPEN revela avanços no tratamento de melanoma/Foto - Divulgação / CEPEN
Novo estudo do CEPEN revela avanços no tratamento de melanoma/Foto - Divulgação / CEPEN

Novo estudo do CEPEN revela avanços no tratamento de melanoma

Em meio às paisagens naturais de Santa Catarina, suas praias e atividade agrícola familiar,  com a população sujeita a uma grande exposição solar, o estado enfrenta um desafio de saúde significativo, sendo o líder nacional em casos de melanoma e ocupando a segunda posição no ranking do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para câncer de pele não melanoma.

LEIA TAMBÉM: Por que você deve consumir banana todos os dias

Recentemente, o Centro de Ensino e Pesquisas em Câncer de Santa Catarina (CEPEN), liderou um estudo visando melhorar o resultado do tratamento desta neoplasia. O estudo intitulado Trilogy envolveu pacientes com melanoma avançado submetendo-os a uma nova abordagem terapêutica. “Essa estratégia recruta o sistema imunológico do paciente para combater as células cancerígenas, marcando uma mudança paradigmática na luta contra o melanoma. Os resultados do estudo revelaram um perfil de segurança favorável, sinalizando eficácia no controle da doença”, detalha o Dr. Fabrício Grando, oncologista da equipe.

Novo estudo do CEPEN revela avanços no tratamento de melanoma/Foto - Divulgação / CEPEN
Novo estudo do CEPEN revela avanços no tratamento de melanoma/Foto – Divulgação / CEPEN

Conscientização contínua

Em um apelo à comunidade, o médico destaca a importância de conscientizar a população sobre a necessidade de proteção solar. “Evitar exposição prolongada ao Sol, usar protetor solar e roupas adequadas são medidas fundamentais para prevenir o desenvolvimento do melanoma, especialmente em uma região com intensa atividade ao ar livre, seja por turismo ou em profissões como agricultura e engenharia civil”, ressalta. 

Com o término do Dezembro Laranja, um mês dedicado à campanha de conscientização sobre o melanoma, o oncologista destaca que a atenção à saúde da pele deve ser constante ao longo do ano. “O Dezembro Laranja não é apenas um mês de alerta, é uma oportunidade de educar e salvar vidas, especialmente em uma região onde o impacto do melanoma é significativo. O cuidado com a pele deve ser uma prioridade contínua, durante todo o ano”, conclui o oncologista. 

Fonte: CEPEN

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias