Assim como os humanos, os pets também estão propensos a ter a doença
Novembro é o mês marcado pelo combate e prevenção ao câncer de próstata em seres humanos, campanha conhecida como Novembro Azul. Mas essa conscientização também tem se estendido aos nossos amigos de quatro patas. É por isso que, neste período, é importante ressaltar os cuidados em relação ao câncer de próstata também em cães e gatos.
Marília Macedo, veterinária e Responsável Técnica da Clínica-Escola de Medicina Veterinária do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, alerta que os principais sinais a serem observados estão: dificuldade ou desconforto ao urinar, presença de sangue na urina, esforço para defecar (tenesmo) ou defecação dolorosa (disquezia), dificuldade para caminhar e perda de peso.
“A doença é muito grave, sendo, muitas vezes, silenciosa, dificultando o diagnóstico precoce e um tratamento mais adequado e assertivo. A campanha busca educar os tutores sobre a necessidade de agir proativamente em relação à saúde de seus pets. A castração precoce não só controla a reprodução responsável, mas também desempenha um papel vital na prevenção desse tipo de câncer. É uma medida que pode contribuir para a qualidade de vida dos animais”, explica Marília.
O diagnóstico precoce ajuda bastante no tratamento e na possível cura do câncer. Por ser uma doença fatal, é fundamental que os tutores estejam atentos em relação ao comportamento de seus animais de estimação e aos sintomas mais comuns do câncer de próstata ou hiperplasia prostática.
“Atualmente, o câncer é a doença responsável pelo grande número de mortes de felinos e caninos. A melhor maneira de garantir uma ótima qualidade de vida para o animal de estimação é levá-lo ao médico veterinário regularmente e seguir as orientações do profissional”, finaliza a Responsável Técnica da Clínica-Escola de Medicina Veterinária da UNINASSAU Graças.
Fonte: UNINASSAU