Lentes de contato podem agravar inflamação crônica nas pálpebras/ Foto: Cobs
Lentes de contato podem agravar inflamação crônica nas pálpebras/ Foto: Cobs

Lentes de contato podem agravar inflamação crônica nas pálpebras

As lentes de contato são a solução perfeita para quem tem algum erro refrativo e não gosta de usar óculos. Contudo, apesar da comodidade, o uso de lentes de contato aumenta o risco de agravamento de sintomas da blefarite, inflamação crônica que afeta as margens palpebrais.

Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular e anexos oculares, o uso de lentes de contato, mesmo em pessoas que não têm doenças da superfície ocular, causa alterações no filme lacrimal e na própria morfologia das estruturas oculares. “Geralmente, quem usa lentes de contato desenvolve sintomas do olho seco, doença que também tem ligação com a blefarite”.

LEIA TAMBÉM: Carnaval: Como curtir a folia de forma saudável

“Estas mudanças dependem de fatores como tempo de uso, tipo de lente e até da má higienização dos estojos e lentes. Para além disto, as lentes de contato aumentam o risco de desenvolver infecções graves, como a ceratite (infecção na córnea)”, completa a médica.

Intolerância às lentes de contato pode ter ligação com blefarite

Alguns estudos mostram que muitas pessoas que não se adaptam ao uso de lentes de contato podem ter blefarite ou ainda outras doenças da superfície ocular, como olho seco e meibomite. Por isto, antes de trocar os óculos pelas lentes de contato, é importante consultar um oftalmologista.

Blefarite e lentes de contato: o que você precisa saber

O uso de lentes de contato é uma das principais causas de ceratite, infecção da córnea. “O problema está associado ao acúmulo de partículas nas lentes, principalmente nas gelatinosas. O uso prolongado e a má higienização das lentes e do estojo aumentam o risco de contaminação por micro-organismos que, por sua vez, causam as infecções”, comenta Dra. Tatiana.

A blefarite se manifesta por meio de sintomas como coceira, vermelhidão, sensação de areia nos olhos, ardência e secura ocular. Para além disto, muitos pacientes apresentam acúmulo de secreção nos olhos que formam crostas nas bordas das pálpebras.

Lentes de contato podem agravar inflamação crônica nas pálpebras/ Foto: Cobs
Lentes de contato podem agravar inflamação crônica nas pálpebras/ Foto: Cobs

“Estas crostas são chamadas, popularmente, de “caspas nos cílios”. Portanto, o uso de lentes de contato, nestes casos, precisa ser feito com bastante cuidado. Estas partículas podem aderir nas lentes e isto aumenta o risco de desenvolver infecções e outros problemas nos olhos”, alerta a oftalmologista.

“Desta forma, pessoas com blefarite que usam lentes de contato precisam redobrar os cuidados com a higiene das pálpebras. Outra exigência é realizar a limpeza das lentes e do estojo diariamente, de forma minuciosa. A recomendação é usar óculos e deixar as lentes para ocasiões especiais”, aponta Dra. Tatiana.

O tipo de lente também é importante. As gelatinosas, por exemplo, são mais propícias para o acúmulo de partículas. As lentes rígidas permeáveis a gases ou lentes descartáveis de hidrogel podem ser mais adequadas para quem tem blefarite.

“De qualquer maneira, a higiene das pálpebras e das lentes deve ser feita de forma rigorosa. O uso de lágrimas artificiais também pode ajudar a reduzir o desconforto”, diz a especialista.

Vale lembrar que é preciso realizar a limpeza das pálpebras antes de colocar as lentes de contato.

Luz intensa pulsada trata blefarite e possibilita uso de lentes de contato

Atualmente, um dos tratamentos mais usados para a blefarite é a luz intensa pulsada.

“A energia térmica reduz os fatores inflamatórios, bem como elimina a proliferação de bactérias e ácaros envolvidos na blefarite. Por fim, a luz pulsada também contribui na desobstrução das glândulas de Meibômio. Tudo isto melhora também a qualidade do filme lacrimal, algo muito importante para os usuários de lentes de contato”, finaliza Dra. Tatiana.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias